20 de ago. de 2018

O suicídio - Ética cristã (por Edson da Hora)



''DISSE DEUS: NÃO MATARÁS.'' (ÊXODO 20:13)

Antes de tudo amados irmãos, quero recomendar a todos que desejam se aprofundar mais no estudo da Palavra de Deus, um cursos totalmente Online e preço excelente 
-->> Conheça sua Bíblia de Capa a Capa

INTRODUÇÃO

  CAROS IRMÃOS, VAMOS TRATAR DE UM ASSUNTO POLÊMICO: O SUICÍDIO. ESSA É  UMA PRÁTICA DESAPROVADA POR DEUS, INDEPENDENTE DA CAUSA OU MOTIVAÇÃO QUE  INDUZA O INDIVÍDUO A TOMAR ESSA DECISÃO - TIRAR SUA PRÓPRIA VIDA. POIS TODO DESESPERO, ANGÚSTIAS E TRISTEZAS DENOTAM FALTA DE COMUNHÃO COM DEUS. O PECADO TROUXE ESSA CONSCIÊNCIA DE CULPA E VERGONHA, QUE QUANDO NÃO RETOMADO POR MEIO DA RECONCILIAÇÃO EM CRISTO - QUE DEVOLVE ESSA COMUNHÃO COM DEUS - ACABA POR QUERER BUSCAR OUTROS MEIOS, E NÃO RECONHECENDO ESSA VERDADE, ACABAM MUITOS CAINDO EM  DESESPERO, A PONTO DE PRATICAR TAL ATO CONTRA SI MESMO, DANDO CABO À SUA VIDA.

 1 - FATORES GERAIS QUE CAUSAM SUICÍDIOS.

  OLHANDO VÁRIOS FATORES QUE CAUSAM O SUICÍDIO NO MUNDO, TEMOS: OS CULTURAIS, COMO A PENA DE MORTE, NO CASO DOS SAMURAIS, POR EXEMPLO, QUE POR FRACASSAREM OU ENVERGONHAREM A FAMÍLIA, O QUAL SE CHAMAVA: SEPPUKU. CONSIDERAVAM COMO EXPIAÇÃO DA VERGONHA ESTA PRÁTICA. TEMOS TAMBÉM OS CHAMADOS ''KAMIKAZES'', QUE É O SOLDADO QUE ASSUME O  COMPROMISSO DE MORRER PELA PÁTRIA. NESSES CASOS SUPRACITADOS, DEUS CONDENA TAIS PRÁTICAS. DEVEMOS COMPREENDER QUE, AS CAUSAS CULTURAIS NÃO PODEM  INVALIDAR A PALAVRA DE DEUS, E NESSES CASOS CULTURAIS PERCEBEMOS ATUAÇÃO DO  DIABO, QUERENDO TRAZER SENTIDO, PARA VALIDAR ESSAS PRÁTICAS DE AUTO PUNIÇÃO! ONDE A CRIATURA DECIDE SEM VER AS CONSEQUÊNCIAS, TIRANDO SUA PRÓPRIA VIDA COMO UM ATO DE BRAVURA. HOJE NÃO É DIFERENTE, VÁRIOS TEÓLOGOS FAZEM USOS DESSES FATORES  MENCIONADOS, PARA USAREM COMO ARGUMENTOS A FAVOR DESSAS PRÁTICAS, INVALIDANDO O PODER DE DEUS E EXALTANDO A INIQUIDADE .

2 - NOS DIAS HODIERNOS: FATORES QUE LEVAM A ESSE ATO.

  NOS DIAS ATUAIS VEMOS VÁRIOS TEÓLOGOS VALIDANDO ESSAS PRÁTICAS. SE  UTILIZANDO DE CONCEITOS MUNDANOS, CRIANDO MOTIVOS ''NORMAIS'' QUE LEVAM PESSOAS A TIRAREM SUAS VIDAS: EXEMPLOS SÃO FATORES EMOCIONAIS, ONDE RELACIONAMENTOS QUE NÃO DERAM CERTO, OU ONDE ACONTECEU UMA TRAIÇÃO. UMA OUTRA PRÁTICA GRAVÍSSIMA: UMA ADOLESCENTE QUE CONTRAI, POR EXEMPLO, RELAÇÕES COM DOIS JOVENS (ORGIA), E SEM SABER FOI GRAVADA EM VÍDEO, E ENTÃO EXPOSTA NAS REDES SOCIAIS, ELA COM  VERGONHA DA FAMÍLIA TIRA SUA VIDA. ESSAS SÃO SITUAÇÕES QUE AS PESSOAS COMETEM, E PRÁTICAS ALÉM DESTAS, PODERIA CITAR AINDA RELAÇÕES HOMO-AFETIVAS DESCOBERTAS, E QUE POR VERGONHA, AS TAIS AGEM MOVIDAS PELO  DESESPERO, E ENTENDEM SER A ÚNICA SOLUÇÃO - TIRAR SUAS VIDAS. SEM FALAR NAS DÍVIDAS E FALÊNCIAS, NO ÂMBITO ECONÔMICO. O BULLYING, NA EDUCAÇÃO. SÃO ESTES, FATORES QUE MEXEM COM O ''PSIQUE'' DAS PESSOAS, QUE SEM ATUAÇÃO DO ESPÍRITO SANTO, SÃO LEVADAS PELO REMORSO A TOMAREM ESSA ATITUDE. PAULO FALA SOBRE ISSO NA SEGUNDA CARTA AOS CORÍNTIOS CAP 7. V 10: ''PORQUE A TRISTEZA SEGUNDO DEUS OPERA ARREPENDIMENTO PARA A SALVAÇÃO, DA QUAL NINGUÉM SE ARREPENDE; MAS A TRISTEZA DO MUNDO OPERA A MORTE.'' PODEMOS ENTÃO FAZER UMA CONCLUSÃO DESSE TIPO DE CONCEITO: SE A PESSOA TOMA ESSA DECISÃO, ISTO É, A DE TIRAR SUA PRÓPRIA VIDA - É AUSÊNCIA DE DEUS.

3 - DIANTE DE TUDO ISSO, PORÉM, OS INCAPAZES DEUS JULGARÁ DE MODO DIFERENTE.

 NÃO POSSO, PORÉM, PELA BÍBLIA, FAZER JULGAMENTO DAS PESSOAS ''INCAPAZES''.  ME REFIRO, POR EXEMPLO: AS QUE NASCERAM COM PROBLEMAS MENTAIS E  DISFUNÇÕES GENÉTICAS. ESSAS, DEUS AS JULGARÁ, AO MEU VER, INDEPENDENTE DE SEUS ATOS, VISTO QUE, ELE NÃO CONDENA O INOCENTE, POIS É FIEL E JUSTO. PORTANTO, NÃO POSSO INCLUIR AQUI AS PESSOAS QUE  TIVERAM SUAS SANIDADES MENTAIS AFETADAS, E DESENVOLVERAM DISTÚRBIOS. MAS HÁ O CASO DE DISTURBIOS QUE VIERAM DEVIDO AO ALCOOLISMO E USO DE DROGAS POR EXEMPLO, OU NO CASO DE PESSOAS QUE ERAM DADAS À VIOLÊNCIA, E TIVERAM LESÕES DEVIDO ÀS SUAS PRÁTICAS INSANAS, NÃO ME REFIRO A ESTES, PORQUE  ELES TIVERAM  OPORTUNIDADES PARA BUSCAREM A DEUS, E NÃO O FIZERAM. NESTES CASO SE ELES VIEREM A COMETER SUICÍDIO, LEVARÃO CONSIGO AS SUAS INIQUIDADES ANTERIORES, E DEUS HÁ DE JULGÁ-LOS. TODOS OS SERES HUMANOS DEVEM BUSCAR A DEUS, E SE NÃO O FAZEM, ESTÃO ASSUMINDO O RISCO. É O MESMO QUE DIRIGIR SEM  HABILITAÇÃO OU ALCOOLIZADO, TUDO QUE, POR VENTURA, ACONTECER, TAL PESSOA SERÁ RESPONSÁVEL PELO SEUS ATOS PERANTE A LEI. COM DEUS TAMBÉM FUNCIONA ASSIM PARA TODOS. NÃO POSSO FAZER SEPARAÇÃO DE QUEM TIRA SUA PRÓPRIA VIDA, POR IGNORAR O PODER DE DEUS E NÃO BUSCÁ-LO, MAS SIMPLESMENTE, NO MOMENTO DE DESESPERO ENTENDER QUE PODE TIRAR SUA VIDA.

4 - POSICIONAMENTOS OPOSTOS: RELIGIÃO, PSICOLOGIA E FILOSOFIA.

  VEJAMOS O POSICIONAMENTO DA PSICOLOGIA: PARA ESTA, ESSE ASSUNTO NÃO TEM A VER COM DEUS, MAS É SIMPLESMENTE UM ACONTECIMENTO COMUM, PURAMENTE HUMANO, CAUSADO POR VÁRIOS FATORES. RELACIONADOS, POR EXEMPLO, PELO FATO DO INDIVÍDUO NÃO SUPORTAR A PRESSÃO PSICOLÓGICA DE  FATORES COMUNS DA VIDA, COMO PERDAS DE ENTES QUERIDOS, DE PATRIMÔNIOS, DE  CÔNJUGES EM  TRAIÇÕES, BULLYING, OU AINDA CASOS DE DEPENDÊNCIAS QUÍMICAS E ALCOÓLICAS, DEPRESSÃO ETC. PARA A PSICOLOGIA TER DEUS OU NÃO DÁ NO MESMO. ESSES FATORES SÃO ACONTECIMENTOS COMUNS, E SÃO INDEPENDENTES DE TER RELAÇÃO COM O PECADO OU  NÃO, DE TER OU NÃO COMUNHÃO COM DEUS. ISSO É PERIGOSO, POIS  SABEMOS DA VERDADE. TUDO TEVE INÍCIO NO CASO DO ÉDEN (GÊNESIS 3). ADÃO SÓ PASSOU A TER ESSES SENTIMENTOS DEPOIS DO PECADO, TRAZENDO PARA NOSSA NATUREZA TERRENA ESSES SENTIMENTOS: DOR, TRISTEZA, AFLIÇÃO, PERDAS QUE SÃO UMA PROVA REAL DA AUSÊNCIA DA COMUNHÃO COM NOSSO DEUS, O CRIADOR. ESSA É A NOSSA VISÃO - A VISÃO CRISTÃ - O PONTO DE VISTA DA RELIGIÃO, ONDE A FALTA DE DEUS É A CAUSA DE TODO MAL NA VIDA DAS PESSOAS, O QUE AS LEVAM  A TODO TIPO DE PRÁTICA DESTRUTIVA: NO ÂMBITO DA MORALIDADE, COMO UMA DAS PERDAS, E OUTRAS QUE AS LEVAM AO SUICÍDIO, COMO REFÚGIO DE SEUS PROBLEMAS. NO PONTO DE VISTA DA RELIGIÃO, PORTANTO, CRISTO É A SOLUÇÃO  PARA ESSES PROBLEMAS, E NÃO O TIRAR A PRÓPRIA VIDA. DISSO PAULO FALOU (2 CO 7:10). ESSA É NOSSA ESPERANÇA - CRISTO -, COMO SOLUÇÃO DOS PROBLEMAS, POIS  DEUS DISSE: ''EU SOU O QUE SOU'' (ÊXODO 3), QUE É COMPREENDIDO COMO: ''SEREI PARA VOCÊS O QUE FOR NECESSÁRIO'', ISTO É, ELE SUPRIRÁ NOSSAS NECESSIDADES. PORTANTO, CONFIO EM DEUS COMO SOLUÇÃO, E NÃO NO SUICÍDIO.

5 - A CONCLUSÃO CLARA E LÓGICA: CRISTO É A SOLUÇÃO.

  PARA ENCERRAR ESSE ASSUNTO, VOU SER BREVE E CLARO. QUANDO ACONTECE UM SUICÍDIO NO NOSSO MEIO, E AGORA? É SUFICIENTE FAZER PARTE DE UMA DENOMINAÇÃO? ISSO NÃO TE TORNA IMUNE. VÁRIAS PESSOAS ESTÃO NA IGREJA, TÊM CARGOS ECLESIÁSTICOS, MAS NÃO ABANDONARAM SUAS PRÁTICAS PECAMINOSAS. POR ISSO ESSES MALES SÃO FREQUENTES NO NOSSO MEIO. TÍTULOS DE PASTOR, DE MISSIONÁRIO OU DE APÓSTOLOS, NÃO TE TORNAM IMUNE A ESSES FATORES QUE FORAM TRATADO AQUI. DESDE DEPRESSÃO, DÍVIDAS, PERDAS AFINS, BULLYING E ATÉ TRAIÇÕES, TODOS PODEM SER ACOMETIDOS COM ESSES MALES. MAS QUEM ACREDITA EM CRISTO DE VERDADE, AGE DIFERENTE QUANTO A ELAS, NÃO CEDE ÀS CILADA DO  DIABO, NEM ACEITA TIRAR SUA VIDA COMO SE FOSSE REALMENTE UM ATO DE BRAVURA OU EXPIAÇÃO, COMO TRATARAM AS CULTURAS ANTIGAS E A FILOSOFIA. MAS TEMOS POR CERTO QUE CRISTO VEIO TRAZER A VIDA, E NUNCA VALIDARIA ESSE TIPO DE PRÁTICA, POIS ELE MESMO DISSE: EU SOU O CAMINHO, E A VERDADE, E A VIDA; NINGUÉM VEM AO PAI SENÃO POR MIM'' (JO 14:6). OU SEJA,A VIDA EM CRISTO É COMUNHÃO COM DEUS, O QUE ADÃO PERDEU,
CRISTO TROUXE DE VOLTA, VAMOS COMBATER ESSES ARDIS DO DIABO, ESTAS INVENÇÕES: ''NA HORA DA MORTE O SUICIDA PEDE PERDÃO, E DEUS O OUVE.'' DEUS REPREENDA ESTA IDEIA! JESUS DISSE: ''VINDE A MIM, TODOS OS QUE ESTAIS CANSADOS E OPRIMIDOS, E EU VOS ALIVIAREI.'' (MT 11:28). EU FICO COM A BÍBLIA.
DEUS VOS  ABENÇOE. ESCOLHA CRISTO SEMPRE. POIS TUDO FOI TRATADO NA VISÃO DA PSICOLOGIA, FILOSOFIA E RELIGIÃO.