18 de ago. de 2018

A Sabedoria de Deus. (por Felipe Azevedo)


 ''...para compreenderem plenamente o mistério de Deus - Cristo, em quem todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento estão ocultos.''  (Colossenses 2:2b-3)

Antes de tudo amados irmãos, quero recomendar a todos que desejam se aprofundar mais no estudo da Palavra de Deus, um cursos totalmente Online e preço excelente 
-->> Conheça sua Bíblia de Capa a Capa

  A sabedoria sempre foi tema de muitos pensadores ao longo da história da humanidade. Os filósofos mais famosos, que até hoje tem suas doutrinas e conceitos estudados nas academias, e lidas entre o público comum, detiveram-se em responder questões como: O que é a sabedoria? Onde podemos encontra-la? Quem de fato a possui? Como podemos adquiri-la, se é que podemos? São estas, questões basilares sobre o assunto, as quais os homens, apesar de todas as investigações, suposições e especulações, não têm uma resposta única e definitiva. Contudo, a Bíblia não somente dá uma resposta à estas questões, como as afirma categoricamente. Não dá margem à erros ou as supõe. E resume todas as investigações, suposições e especulações dos homens sobre o assunto simplesmente como: ''tempos da ignorância'' (Atos 17:30). Ela afirma: A sabedoria provém de Deus, O Supremo Ser, O Criador e Sustentador de tudo, e ela está oculta em Cristo - a plena revelação de Si.
  Quando o apóstolo Paulo escreveu esta carta à igreja em Colossos, o seu principal objetivo era combater uma heresia que ameaçava a integridade doutrinária, e consequentemente moral da igreja. Esta heresia que estava nascendo no seio da igreja, e que mais tarde iria gerar muitos problemas à fé cristã, ficou conhecida como ''gnosticismo''. Segundo muitos estudiosos, pelo menos 8 livros do NT foram escritos combatendo esta heresia (Conf. H. D. Lopes - comentário em Colossenses). Não irei aqui tratar com detalhes sobre ela (talvez o faça em outra oportunidade se Deus permitir), mas de uma forma resumida, o que esta heresia atacava direta e frontalmente era a Supremacia, Suficiência e Singularidade de Cristo. E foi o que levou Paulo a escrever sob a inspiração do Espírito Santo esta carta gloriosa , considerada o grande tratado Cristológico de Paulo.
  Os gnósticos ensinavam que, para a salvação do homem, era necessário um enorme caudal de elaborados e complicados conhecimentos. Conhecimentos que consignavam em livros que, estavam fora do alcance do homem comum e ordinário, e somente uma ''elite espiritual'' tinha acesso, e os homens deveriam agora se submeter à diversos ritos e cerimonias de iniciação para alcançar esta sabedoria ''oculta''. Eles afirmavam ser Jesus uma criatura muito elevada que ''emanou'' de Deus e trouxe parte desse conhecimento para se chegar até Deus, mas que através de Cristo apenas, não era suficiente para o homem poder alcançar a salvação ou o conhecimento pleno de Deus. Ao que Paulo responde categoricamente, escrevendo acerca de Jesus: 
             
  ''Este é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação; pois, nele, foram criadas todas as coisas, nos céus e sobre a terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos, sejam soberanias, quer principados, quer potestades. Tudo foi criado por meio dele e para ele. Ele é antes de todas as coisas. Nele, tudo subsiste. Ele é a cabeça do corpo, da igreja. Ele é o princípio, o primogênito de entre os mortos, para em todas as coisas ter a primazia, porque aprouve a Deus que, nele, residisse toda a plenitude e que, havendo feito a paz pelo sangue da sua cruz, por meio dele, reconciliasse consigo mesmo todas as coisas, quer sobre a terra, quer nos céus.''  Colossenses 1:15-20

 Paulo deixa claro como o dia. Em Jesus habita a plenitude de Deus corporalmente. Ele é a expressa imagem do Deus invisível. Por meio dEle temos todas as imensuráveis riquezas de Deus. Glória a Deus, nosso Pai por Jesus Cristo nosso Senhor! 
  Agora, é interessante destacar aqui que, Paulo diz que todos os mistério da sabedoria e do conhecimento Divino estão ''ocultos'' em Cristo. A palavra que ele usa para oculto no grego é ''apokryfos'', a mesma que os mestres gnósticos usavam para descrever acerca dos seus conhecimentos. Esta palavra tem o sentido de ''oculto ao olhar comum'' e portanto, ''secreto''. Os gnósticos ensinavam, como já mencionei, uma sabedoria oculta ao ''iletrado'', que não chegava a Deus, por falta destes conhecimentos. Mas Paulo usa esta palavra para dizer que toda a sabedoria de Deus está oculta não ao ''iletrado'' mas ao ''incrédulo''. Ele está dizendo que a verdadeira sabedoria não consiste numa doutrina secreta, mas que ela está acessível a todo homem, em todo lugar e em todo tempo - pela fé em Jesus. Ele dá novo sentido a palavra, dizendo ser ''cego'' aquele que não tem um relacionamento real e vivo com Jesus, e este sim é que não pode conhecer a Deus e nem ter comunhão com Ele. Tudo o que precisamos temos nEle, e a Sua palavra está acessível a todos os homens, não apenas à uma ordem secreta, ou uma elite espiritual, reservada apenas para os sábios e entendidos, mas ela é, na verdade uma doutrina simples, que todo homem pode entender: que todo homem se arrependa e se volte para Deus por meio de Jesus Cristo e tenha vida por meio da comunhão com Ele, através da fé! Isto basta. Não precisamos de outro Evangelho e nem de acréscimos à ele. Não precisamos de outros intermediários além dEle. Jesus é suficiente hoje e eternamente. Tudo o que precisamos, ou podemos desejar de Deus, ou dEle podemos aprender, temos em Cristo. Glória a Deus! Ele é o Deus de toda Graça!
  Portanto meu amado, não busque nas intrincadas e complexas doutrinas e filosofias humanas, no ocultismo e nas especulações inúteis de mentes depravadas, o conhecimento para viver e chegar a Deus, pois nisto nada mais há do que escuridão, ignorância e morte. A verdadeira sabedoria, o conhecimento da vida e da existência, do Deus Criador de tudo - somente em Cristo, o mistério de Deus!