28 de fev. de 2020

José abre os celeiros. (por C. H. Spurgeon)


"José abriu todos os celeiros"(Gn 41:56)

Antes de tudo amados irmãos, quero recomendar a todos que desejam se aprofundar mais no estudo da Palavra de Deus, um cursos totalmente Online e preço excelente 

Observe a generosidade da providência em exaltar José para salvar a casa de Israel, sim, e o mundo inteiro, de morrer de fome. A seguir, note a grandeza da graça soberana em exaltar a Jesus para salvar o seu povo, e para ser a salvação de Deus até os confins da terra.
José havia enchido de antemão os vastos celeiros, e nosso texto mostra como ele usou o que fora armazenado - "José abriu todos os celeiros". Quanto mais foi feito por Jesus: sermos participantes da sua graça!

1) JOSÉ ABRIU OS CELEIROS POR AUTORIDADE REAL

- Só por meio de José é que se podia aproximar do rei (v. 55). Assim também acontece com Jesus (Jo 14:6)
- O rei ordenou que se obedecesse a José (v. 55); (Jo 5:23)
- Em toda a terra, ninguém podia abrir um celeiro, exceto José (Jo 3:35)

2) JOSÉ ERA A PESSOA CERTA PARA ABRIR OS CELEIROS

- Ele planejou os celeiros e foi apontado com justiça, para controlá-los. Ver os versículos 33-36 e 38. (Hb 1:1-3)
- Ele o fez numa escala nobre (v. 49)
- Teve sabedoria para distribuir bem. Traça-se facilmente aqui um paralelo, porquanto nosso Senhor é aquele Mordomo, um dentre mil, que proveu para a fome de nossa alma. (Cl 1:19; Jo 1:16)

3) JOSÉ, REALMENTE, ABRIU OS CELEIROS

- Com essa finalidade os enchera. A graça existe para ser desfrutada.
- Ele os abriu no tempo certo. (v. 55-56)
- Ele os manteve abertos enquanto durou a fome. Nunca se fecharam, enquanto se aproximou um solicitante faminto.

4) JOSÉ ABRIU OS CELEIROS A TODOS QUANTOS VINHAM

- Muitos vinham de longe, em busca de alimento. (v. 57)
- Não se sabe de ninguém que tenha sido despedido vazio. José, porém, apenas vendia, enquanto Jesus dá de graça. Quer vir a Ele em busca de pão celestial?

William Bridge disse: "Em Jesus Cristo há o suficiente para servir a todos nós. Se dois, seis ou vinte homens estão com sede e vão beber de uma garrafa, enquanto um estiver bebendo, os demais sentem inveja, porque pensam que não haverá o bastante para todos; mas se uma centena estiver com sede, e todos forem ao rio, enquanto um estiver bebendo, os demais não sentem inveja, porque há o suficiente para todos".
Todas as benção espirituais por meio das quais a Igreja é enriquecida, estão em Cristo e são concedidas por Cristo. O apóstolo cita algumas das mais escolhidas em Efésios 1. Nossa eleição é determinada por ele (v. 4). Nossa adoção é por ele (v. 5). Nossa redenção e remissão de pecados são ambas, mediante ele. Todas as transações graciosas entre Deus e o seu povo realizam-se através de Cristo. Deus nos ama por meio de Cristo; ele ouve nossas orações mediante Cristo; ele nos perdoa todos os pecados por meio de Cristo.
"Mediante Cristo, ele nos justifica; mediante Cristo, ele nos santifica; mediante Cristo, ele nos sustém; mediante Cristo, ele nos aperfeiçoa. Todas as suas relações conosco são por meio de Cristo; tudo o que temos vem de Cristo; tudo o que esperamos ter, depende dele. Ele é a dobradiça de ouro sobra a qual gira a nossa salvação". (Ralph Robinson)