25 de set. de 2018

Os significados dos sonhos. (por Felipe Azevedo)


''Por que contendes com ele, afirmando que não te dá contas de nenhum dos seus atos? Pelo contrário, Deus fala de um modo, sim, de dois modos, mas o homem não atenta para isso. Em sonho ou em visão de noite, quando cai sono profundo sobre os homens, quando adormecem na cama, então, lhes abre os ouvidos e lhe sela a sua instrução, para apartar o homem do seu desígnio e livrá-lo da soberba; para guardar a sua alma da cova e a sua vida de passar pela espada.'' (Jó 33:13-18)

  Amados irmão e leitores, nesta oportunidade quero falar a respeito dos sonhos, um assunto muito interessante, cercado de mistérios e especulações. Deveras, muitas seitas e religiões atribuem um valor místico aos sonhos, e os conteúdos intrigantes que por vezes nos são acometidos durante este momento de desligamento do mundo físico fascinam. Pela Bíblia Sagrada nós podemos, porém, saber qual é o verdadeiro objetivo dos sonhos bem como a sua origem. Os sonhos tem pelo menos 3 significados e 2 origens diferentes e vamos analisar cada um deles particularmente.

  Em primeiro lugar, existe a classe de sonhos que são puramente humanos e não têm um significado místico ou sobrenatural. o texto do livro de Eclesiastes esclarece este tipo:
''Porque dos muitos trabalhos vêm os sonhos, e do muito falar, palavras néscias.'' (Ec 5:3)
  Este é o tipo de sonho mais comum entre nós, as fadigas do dia a dia trabalhoso nos causam os sonhos que muitas vezes são perturbadores. O cansaço físico e mental afeta o subconsciente humano, que continua a operar mesmo no estado do sono, e estas informações voltam em forma de sonhos que podem ser bons ou ruins. São sonhos naturais, que todo homem tem, e a grande maioria cai no esquecimento brevemente, quando são lembrados.

  Em segundo lugar, temos a classe de sonhos que são de fato revelações Divinas específicas ao homem, e tem um caráter puramente espiritual. Para exemplificar este tipo de sonho vou usar o exemplo de um homem na Bíblia pouco falado, mas que foi orientado por Deus através de sonhos e foi fiel ao Senhor toda a Sua vida - José, pai adotivo de Jesus.
''Mas José, seu esposo, sendo justo e não a querendo infamar, resolveu deixa-la secretamente. Enquanto ponderava nestas coisas, eis que lhe apareceu, em sonho, um anjo do Senhor, dizendo: José, filho de Davi, não temas receber Maria, tua mulher, porque o que nela foi gerado é do Espírito Santo. Ela dará à luz um filho e lhe porás o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo dos pecados deles.'' (Mateus 1:19-21)
  Veja que honra Deus concedeu a este humilde casal! Contudo, José se viu em uma situação embaraçosa quando Maria lhe deu a notícia de que estava grávida. Visto que eles ainda não eram cabalmente casados (Na época o noivado era um voto tão sério quanto o casamento e por isso o anjo chama Maria de ''mulher dele''), e Maria era virgem, José poderia acusa-la de adultério caso não cresse nas palavras de Maria, mas ele preferiu deixa-la ''secretamente'' para não prejudica-la. Então o anjo aparece a ele em sonho antes que a deixasse e lhe revela o grande mistério, o Cristo de Deus estava para nascer do ventre de Maria, e ele foi escolhido para cuidar de ambos. Este é um exemplo glorioso de como Deus revela a Si mesmo e seus planos para um homem através de sonhos. Poderia ainda acrescentar outras passagens adiante em que Deus continua a guiar José com sua família através de sonhos (Mt 2:13; 19-21).

  Em terceiro, os sonhos também são um meio de Deus revelar aos homens os perigos que estão correndo devidos aos seus maus caminhos, ou seja, é uma ferramenta usada para ''advertência''. Esta categoria de sonhos são mais comuns que as revelações ''especiais'' de Deus, como vimos anteriormente no caso de José, visto que Deus fala também de outras formas (por visões, pela Palavra etc). O texto que usei na introdução deste artigo tirado do livro de Jó trata desta categoria:
''Em sonho ou em visão de noite, quando cai sono profundo sobre os homens, quando adormecem na cama, então, lhes abre os ouvidos e lhe sela a sua instrução, para apartar o homem do seu desígnio e livrá-lo da soberba; para guardar a sua alma da cova e a sua vida de passar pela espada.'' (Jó 33:14-18)
  O mais glorioso das categorias de sonhos que tem Deus como sua origem, tanto as revelações particulares quanto as advertências, é que em ambas o Senhor revela Sua Graça! Ninguém que é repreendido por Deus e aceita a repreensão se tornará infeliz, pelo contrário, é só então que o homem alcança a verdadeira paz:
''Filho meu, não rejeites a disciplina do SENHOR, nem te enfades da Sua repreensão. Porque o SENHOR repreende a quem ama, assim como o pai ao filho a quem quer bem.'' (Provérbios 3:11-12)
''Antes de ser afligido, andava errado, mas agora guardo a tua Palavra.'' (Salmos 119:67)