28 de set. de 2018

As doutrinas de demônios e a Doutrina pura. (por Edson da Hora)

Resultado de imagem para a bíblia


Antes de tudo amados irmãos, quero recomendar a todos que desejam se aprofundar mais no estudo da Palavra de Deus, um cursos totalmente Online e preço excelente 
-->> Conheça sua Bíblia de Capa a Capa

Caros irmãos, fazendo uma cosmovisão nos dias hodiernos percebemos que cada século tem suas manifestações heréticas, na época de Paulo, o Apóstolo, eram as mais comuns o judaísmo e o gnosticismo. Sempre aparecem esses filhos das trevas para tentarem contra a igreja, como várias vezes os judeus se opuseram ao próprio Cristo, Paulo e aos apóstolos, trazendo sempre confusão doutrinária. No caso dos judeus, a circuncisão, as tradições judaicas e também as questões cerimoniais que se cumpriram em Cristo eram seus principais tropeções, isto é, não era aceitos por eles (pelos judeus), e assim sempre tentavam fazer os irmãos voltarem à circuncisão e aos seus costumes: ''não toqueis isso, não manuseies aquilo'' (Cl 2:8,21), e assim poderiam ser salvos, sendo que a salvação é somente pelo reconhecimento vicário ou expiatório da morte de Cristo na cruz do calvário. As práticas de justiça exigidas em toda a Torá (Lei no Antigo Testamento) eram o resultado dessa confissão pública, que agora, pelo reconhecimento do sacrifício vicário de Cristo, irá redundar da Mensagem de amor a prática da justiça ou boas obras (Ef 2:8-10). Essas obras filantrópicas, portanto, não são ''para sermos salvos'', mas ''para os que foram salvos'' em Cristo, estes sim provam por obras de amor incondicional, que realmente Cristo os salvou da morte Eterna e do poder do  pecado (Rm 6:23). Eles enfrentaram essas vãs filosofias! Uma delas, o gnosticismo, negava a Deidade de Cristo e a sua morte vicária, pois negava também Sua humanidade! (1 Jo 4:3) Além de promover cultos à anjos (Cl 2:18) e uma vida pregressa no hedonismo. Já nesse tempo era tanta confusão, imaginem nos nossos dias! Apesar de que, era para ser diferente, devido ao fato de termos a Bíblia completa por exemplo, mas os espíritos malignos ainda atuam contra a obra redentora de Cristo.

 Conformismo: um retrato da atualidade.

 Há os que tem olhos, mas não veem, ouvidos mas não ouvem e boca mas não falam, e até todas estas características em uma só pessoa. Tem pessoas que fecham os olhos para não ver, no caso dessa aplicação sobre o ''ver'', quero dizer ignorar, ou seja, ignorar o que está acontecendo em sua volta, não querer entender, por isso Jesus disse para os judeus: ''eu vim para que os cegos vejam e os que vêem fiquem cegos (Jo 9:39). Ou seja, tem pessoas que gostam de viver na fantasia, nos rituais, por isso tantas heresias sem fim, e alguns de nós fingem não estar vendo tanto engodo no nosso meio, falsas doutrinas do tipo: cessacionismo, dormência da alma, dualismo, antropocentrismo, filosofias afins! Esses tipos de doutrinas condenadas pela Bíblia tem crescido com a desculpa da ''diversidades de conhecimento'', que no mundo do conhecimento não existem heresias, mas será que fazer vista grossa resolve esse problema ? Eu creio que não. Por isso Paulo escreve dizendo a Timóteo para ''pregar a palavra da verdade a tempo e fora de tempo''. Vamos agora para os que não querem ouvir. Aqui está uma classe pior, porque não querem praticar. Ouvir, no contexto bíblico sempre está relacionado com a Ortopraxia (prática correta) e não com a audição ou o ato de ouvir comente. Estes rejeitam a Palavra de Deus por amarem as doutrinas que lhes agradam, que é segundo suas concupiscências, visto que, para eles é um incômodo o praticarem a verdade, preferem não dar crédito à Palavra da Verdade! Os ''comichões nos ouvidos'' e as ''eleições de mestres'' surgem a partir daí, e os aproveitadores, amantes de si mesmo, entram em ação e dominam essas pessoas, fazendo delas presas suas, onde posteriormente ouvimos reclamações das mesmas, se queixando de vários problemas na vida, se esquecendo que foram elas que abandonaram a verdade e agora querem reclamar de Deus, de Cristo e da igreja! Se forem honestas consigo mesma, perceberão que foi a sua opção que as  conduziu aos sofrimentos desnecessários, e que dar ouvidos à Palavra de Deus, nos livrará de vários problemas: sociais, amorosos, vícios escravizadores etc. Então, recomendo: viva a Palavra, mesmo com dor, nas renúncias, e terás recompensa na vinda de Deus (Ap 3:10). Agora vamos ao terceiro ponto de vista aqui proposto: o que não quer falar, o que implica dizer ''omissão''. Agora a deficiência não é na Ortopraxia (prática correta), mas na exposição, a Ortodoxia (Doutrina correta), a opinião correta, a verdadeira pregação da Palavra. Não podemos brincar com as pessoas, Deus nos julgará se nós omitimos a verdade na pregação da palavra, seja um Pastor, seja um membro, Deus vai requerer  de nós. Então, pegue a palavra com verdade! Essa palavra somente, cumpre o seu objetivo primário,  que é converter as pessoas à Deus, pelo reconhecimento do sacrifício vicário de Jesus. Mas esse efeito só acontece se a palavra for pregada com verdade, aí sim veremos este efeito naturalmente, ou de outra sorte, ela condenará os seus ouvintes não praticantes, que não obedecerem (Mc 16:16). Quando ela é pregada para se obter lucro e escondemos as verdades nela contida, não alcançamos o seu objetivo primário, que é salvar e dar esperança na Eternidade, Jesus deixou claro em Mateus 6:33. Devo te revelar portanto, que tanto João como Paulo falam de falsos profetas que são usados para  ensinar falsas doutrinas ou doutrinas de demônios, cuidado com o que você prega, você pode estar sendo instrumento do diabo para levar pessoas para o inferno! Para ficar mais claro: eles estão dizendo que quem prega um falso evangelho e dá falsos ensinamentos doutrinários, que tira Cristo do centro de tudo, é maldito e é transmissor de doutrinas de demônios.

Vivemos tempos difíceis, onde o Evangelho é atacado por dentro.

 Sempre que me deparo com esses assuntos fico a pensar: porque as pessoas não perdem esta mania do ''individualismo''? Vemos que as divisões sempre estão ligadas às infundadas opiniões próprias, à falta de reconhecimento do outro, e é onde o inimigo tem avançado. As heresias sempre estarão ligadas ao diabo e ao egoísmo humano, por não aceitarem autoridades, buscam glória para si, e o inimigo atua com facilidade, sendo oportunista, prendendo os tolos pelos prazeres e os insanos pelo orgulho, caindo ambos em tentação por falta de vigilância e humildade, além do estudo adequado e razoável da Palavra de Deus. Por isso Paulo sempre recomenda o estudo da Palavra com cuidado, separado e acima de qualquer outra fonte de estudo. Não considere nenhuma outra fonte de estudo paralela à Palavra de Deus, e assim tanto a doutrina pura e correta quanto a prática correta serão vistas em nós. Não se engane amado irmão, o inimigo ando ao nosso derredor buscando a quem possa usar pelo engano e também tragar. Precisamos combater as heresias e tirá-las de nosso meio!!