29 de set. de 2018

A Nova criação e a Nova revelação. (por Felipe Azevedo)

Resultado de imagem para odres novos


''Ninguém põe remendo de pano novo em veste velha; porque o remendo tira parte da veste, e fica maior a rotura. Nem se põe vinho novo em odres velhos; do contrário, rompem-se os odres, derrama-se o vinho, e os odres se perdem. Mas põe-se vinho novo em odres novos, e ambos se conservam.'' (Mateus 9:16-17)

Antes de tudo amados irmãos, quero recomendar a todos que desejam se aprofundar mais no estudo da Palavra de Deus, um cursos totalmente Online e preço excelente 
-->> Conheça sua Bíblia de Capa a Capa

Amados irmão e leitores de nosso Blog, quero desde já agradecer a todos que tem acompanhado nossas postagens, refletido conosco nas passagens bíblicas que propomos e acima de tudo crescendo na graça e conhecimento de nosso Senhor Jesus Cristo. Que Deus em Cristo abençoe a todos!
  Nesta oportunidade vamos meditar um pouco acerca deste texto em que Cristo assevera a necessidade de se tornar uma nova criatura para que se possa receber a revelação e a consequente vida que ela contém, que Ele trouxe ao mundo da parte de Deus. Fica evidente aqui o porque nem todos recebem a graça de Deus - a salvação em Cristo Jesus, porque é necessário tornar-se uma nova criatura para que esta revelação seja entendida e recebida pelo homem. Para que esta renovação no espírito humano aconteça, duas coisas são imprescindíveis: a ação do Espírito Santo e a fé na Palavra.
  A ação do Espírito Santo é o fator principal desta obra Divina no homem, pois é Ele quem opera por meio da pregação do Evangelho, através da Igreja, a chamada Regeneração naqueles que a estão ouvindo e então creem. Jesus ensina claramente isso a Nicodemos:
''A isto, respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo que, se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.'' (João 3:3)
  O Evangelho, quando recebido pelo pecador com fé e arrependimento, se torna o campo fértil para esta operação gloriosa e Divina no seu interior. O Espírito de Deus opera este rompimento com a velha criatura, o coração corrupto que herdamos de Adão, nosso pai, que violou o mandamento Divino, trazendo condenação a toda raça humana e escravidão no pecado. Por isso Jesus chama esta gloriosa operação do Espírito Santo de ''novo nascimento'', é algo que nenhum homem pode por si mesmo realizar, é de fato um novo ''ser'' vindo ao mundo, como no dia em que nascemos de nossa mãe! Mas este nascimento é de ordem puramente espiritual. As evidências dessa nova criação dentro do homem são o conhecimento verdadeiro, espiritual de Jesus Cristo, o Salvador, o relacionamento com Deus, o Pai e a vida santa baseada na Palavra de Deus e na comunhão com os fiéis, no Espírito Santo, nosso Guia e Consolador.
  Quando Jesus ensina esta necessidade de nascer de novo para poder receber as suas palavras, através do texto que propomos no início, estavam lhe indagando os discípulos de João Batista e dos fariseus (duas ordens religiosa da época) sobre o motivo dos seus discípulos não jejuarem, estes homens tinham um certo conhecimento de Deus, mas Jesus lhes indica o fato pelo qual não entendiam as suas palavras quando diz: '' Ninguém põe remendo de pano novo em veste velha'' e ''Nem se põe vinho novo em odres velhos''. Ora, o ensino é muito simples: no caso da veste, não se tira um pedaço de veste nova para remendar uma velha, visto que, quando se lavar a veste, o pano novo encolheria, não resolvendo o problemas, antes indo a pior, o rasgo aumentaria e estragaria a nova que foi cortada. Não é possível nem sábia tal ação. A veste velha não suporta o remendo, bem como o odre velho, no caso do vinho não suporta o vinho novo, que ao fermentar irá romper com o odre, se perdendo ambos. O ensino de Jesus, portanto é o seguinte: ''Para que vocês possa receber o vinho novo que é a Minha Palavra, é necessário que se tornem odres novos, então ambos se conservam, assim como somente se costura pano novo em veste nova, ou seja, o Evangelho se costura, se encaixa, em novas criaturas!''
  Portanto, meus amados e caríssimos leitores, o novo nascimento não é uma opção, nem algo relativo, quando se trata do conhecimento genuíno de Deus e da salvação em Cristo, é algo indispensável! Jesus disse no texto em João que citei anteriormente: ''não pode ver o reino de Deus''. Creia no Evangelho, se arrependa dos seus pecados, não caia no engano de que você pode viver longe de Jesus e no dia do juízo Ele terá misericórdia de todos, isto é mentira! Deus exige uma nova vida neste mundo! Jesus veio dar vida com abundância à todos que nele creem e esperam, e esta é uma das faces da salvação que Ele realiza no homem.
''não por obras de justiça praticadas por nós, mas segundo sua misericórdia, ele nos salvou mediante o lavar regenerador e renovador do Espírito Santo'' (Tito 3:5)
''Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós outros. Purificai as mão pecadores; e vós que sois de ânimo dobre, limpai o coração. Afligi-vos, lamentai e chorai. Converta-se o vosso riso em pranto, e a vossa alegria, em tristeza. Humilhai-vos na presença do Senhor, e ele vos exaltará.'' (Tiago 4:8-10)
''Oh! Provai e vede que o Senhor é bom; bem-aventurado o homem que nele se refugia. Temei o Senhor, vós os seus santos, pois nada falta aos que o temem... O rosto do Senhor está contra os que praticam o mal, para lhes extirpar da terra a memória.'' (Salmos 34: 8-9, 16)