5 de set. de 2018

Conhecimento é igual a relacionamento. (por Felipe Azevedo)


''Tudo me foi entregue por meu Pai; Ninguém conhece o Filho, senão o Pai; e ninguém conhece o Pai, senão o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar.''

 Meus caros e amados irmãos e leitores, quero meditar nesta oportunidade convosco acerca deste texto tão importante, que responde a uma pergunte fundamental da fé Cristã: como e quem pode conhecer a Deus?

  Ora, para entendermos melhor, vejamos o que Jesus quer dizer por ''conhecer''. É necessário termos uma breve noção desta palavra no grego do novo testamento, onde são utilizada duas palavras para ''conhecer''. Isso é possível, devido a língua grega extremamente rica, o que em português pode as vezes tornar difícil de se traduzir e entender. 

  A primeira palavra para conhecimento denota o resultado do aprendizado intelectual, aquele conhecimento puramente lógico, que diz respeito a mente; não é esta palavra a utilizada por Jesus neste texto. A que é utilizada fala de um conhecimento como resultado de um ''relacionamento'' com alguém, conhecer no sentido de compartilhar da existência do outro, um sentido muito mais profundo do que mera informação intelectual sobre algo ou alguém, algo que entra no campo experimental; esta palavra é usada em outro contexto, por exemplo, para demonstrar o relacionamento entre o ''casal na sua intimidade''. Portanto, quando Jesus fala que ''ninguém conhece o Filho, senão o Pai'', é no sentido de que a relação entre o Pai e o Filho na trindade é plena e profundamente incompreensível por qualquer criatura, por isso Ele diz: ''Tudo me foi entregue por meu Pai'', porque tal é esta relação, que o Pai confia e está agindo por meio do Filho, e tudo lhe entregou nas mãos em plena confiança.

  Agora, da mesma forma Ele completa dizendo: ''ninguém conhece o Pai, senão o Filho''. Pense, que agora a relação entre o Pai e o Filho abrange mais do que somente Eles, porque o Pai ''enviou seu Filho ao mundo, não para que julgasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por Ele.'' (João 3:17). E esta salvação que o Pai, o Filho e o Espírito realizaram pode ser resumida em: tornar possível e novamente perfeito o relacionamento entre Deus e o homem, então rompido devido ao pecado. A última parte do versículo, portanto, diz quem conhece a Deus verdadeiramente: ''aquele a quem o Filho o quiser revelar.'' Isto significa que não há, nunca houve e jamais haverá verdadeiro relacionamento ou conhecimento de Deus, o Pai, senão por meio de Jesus, o Filho. E isto está clara e absolutamente revelado aqui. Não há conhecimento genuíno e salvador, o relacionamento pleno com Deus, sem que haja relacionamento e conhecimento do Filho, Jesus Cristo. Deus, o Pai assim determinou, e o Espírito assim testifica, qualquer outra doutrina ou ensino que passe disso ou adicione algo a isso é falsa, enganosa e maligna.

''Quem é o mentiroso, senão aquele que nega que Jesus é o Cristo? Este é o anticristo, que nega o Pai e o Filho. Todo aquele que nega o Filho, esse não tem o Pai; aquele que confessa o Filho tem igualmente o Pai. Permaneça em vós o que ouvistes desde o princípio. Se em vós permanecer o que desde o princípio ouvistes, também permanecereis vós no Filho e no Pai. E esta é a promessa que ele mesmo nos fez: a vida eterna. Isto que vos acabo de escrever é acerca dos que vos procura enganar. (1 João 2:22-26)
 Os que procuram nos enganar, do qual o apóstolo João nos diz, são todos que negam quer a Divindade ou a humanidade de Jesus, ou a singularidade e a suficiência de Sua obra expiatória e reconciliadora entre o homem e Deus. Ninguém pode ter o Pai sem o Filho, pois somente mediante Ele conhecemos a Deus e temos a vida eterna, a vida verdadeira, a vida que provém de Deus. Portanto, conhecer a Deus, ou, ter uma relação plena e perfeita com Deus (o que em breve acontecerá a todos o que creem nEle), somente mediante o Filho, que revela o Pai.
  Você pode estar se perguntando: ''Se Jesus revela o Pai a quem Ele quiser, como irei saber se Ele quer revelar o Pai a mim?'', a resposta é muito simples: Jesus deseja e dará a vida a todos que vêm a Ele:
''Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. Tomais sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para vossa alma.'' (Mateus 11:28-29)
''Todo aquele que o Pai me dá, esse virá a mim; e o que vier a mim, de modo nenhum o lançarei fora.'' (João 6:37)
''Responderam-lhe: Crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu e tua casa.'' (Atos 16:31)