22 de set. de 2018

Revestidos da armadura de Deus. (por Edson da Hora)



''Quanto ao mais, sede fortalecidos no Senhor e na força do seu poder. Revestidos de toda armadura de Deus, para poderdes ficar firmes contra as ciladas do diabo; porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne, e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes. Portanto, tomai toda armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, depois de terdes vencido tudo, permanecer inabaláveis. Estai, pois, firmes, cingindo-vos com a verdade e vestindo-vos da couraça da justiça. Caiçai os pés com a preparação do Evangelho da paz; embraçando sempre o escudo da fé, com o qual podereis apagar os dardos inflamados do Maligno. Tomai também o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus; com toda oração e súplica, orando em todo tempo no Espírito e para isto vigiando com toda perseverança e súplica por todos os santos e também por mim; para que me seja dada, no abrir da minha boca, a palavra, para, com intrepidez, fazer conhecido o mistério do evangelho, pelo qual sou embaixador em cadeias, para que, em Cristo, eu seja ousado para falar, como me cumpre fazê-lo.'' (Efésios 6:10-20)

Antes de tudo amados irmãos, quero recomendar a todos que desejam se aprofundar mais no estudo da Palavra de Deus, um cursos totalmente Online e preço excelente 
-->> Conheça sua Bíblia de Capa a Capa

  Meus amados irmãos, o Apóstolo Paulo nesse texto nos mostra a suma importância de estarmos ligado no Senhor e de sempre depender da sua força e do seu poder; ele nos orienta que nos revistemos de toda armadura de Deus, fazendo isso conseguiremos estar firmes e teremos forças contra as ciladas do diabo; só poderemos resistir e permanecer firmes depois desses ataques se estivermos ''vestidos de Cristo'' e ''revestido com seu Espírito Santo''. Essas partes de uma armadura representam nossas práticas diárias que são: orações, jejuns, meditação contínua e constante na Palavra de Deus e a fé no seu Filho permanecendo assim na comunhão com seu Espírito e com os irmãos. Ele usará como exemplo a armadura de um soldado Romano, para ilustrar que, assim como o soldado só ia para o combate vestido com as sua armadura, nós só podemos enfrentar o inimigo com a  nossa armadura espiritual, que é a fé e a Palavra de Deus, a necessidade de crer em Cristo e na sua Palavra, ele afirma que para permanecermos firmes confiando nas promessas de Cristo, devemos lutar constantemente contra os ardis do diabo, isso é, diariamente temos que defender nossa fé contra os ataques do maligno.

A armadura: seu simbolismo alegórico e aplicação.

  Veremos nesse ponto as partes da armadura e sua alegoria com nossa prática cristã diária. São elas: a couraça, o capacete, as sandálias, o cinto, a espada e o escudo. Coloquei nessa ordem as partes, ilustrando uma pessoa se vestindo primeiro da couraça ou colete, depois capacete, sandálias, cinto e a espada que vai no cinto, e por fim o escudo e vamos pra batalha! Ninguém vai à Guerra sem armadura! Vamos para aplicação: o capacete é descrito como ''da salvação'', a conversão por meio do arrependimento no ''Psique'', a ''Metanóia'' (Rm 12:2), mudança de mente e comportamento, por isso o capacete, ele ''defende a cabeça''. A couraça ou colete defende o corpo, isso é, a regeneração de todo seu ser e simboliza o ''vestir-se de Cristo'', que faz essa mudança no seu interior e no comportamento para que tudo em nós louve a Deus. O que o cinto simboliza (por ser onde guarda a espada), podemos chamar de ''coração ou rins'' da armadura, o que une tudo, usando uma linguagem bíblica, onde se armazenam as informações, em nossa mente, que é o nosso ''psique'', porque é onde a Espada, que é a Palavra de Deus, que nos regenera por inteiro, é guardada. As sandálias é a obediência ao evangelho de Cristo, assim ''calçai os pés com a preparação do evangelho da paz'' significa viver plenamente ou conforme manda a palavra de Deus. O escudo simboliza a mente transformada que ao receber as  setas do diabo, não as aceita, recusando imediatamente, ''apagando as chamas'' que é a sedução ao pecado, por isso é dito que o escudo, quando recebe as flechas as ''apaga'', porque além de proteger o corpo de ser penetrado, ela também apaga as chamas que significam o inflamar dos sentidos e indução ao erro ou a tentação propriamente dita. Portanto, só podemos vencer as tentações se estivermos vestidos adequadamente, e então ele nos convida as ''orações e súplicas no Espírito'' e acrescenta ''vigiando nisso com toda perseverança e súplicas por todos os Santos'', a coletividade é uma demonstração de comunhão com Deus, e sentir a necessidade dos outros é demonstrar que realmente estamos no Espírito, essas orações serão atendidas e quem faz isso vence o maligno com seus principados!

  Uma ilustração do combate para mostrar uma realidade espiritual.

  Dardos inflamados ou setas, representam tentações e a indução por meios de diálogos com más influências. Posso usar aqui (como estamos nos servindo de sermão expositivo) todo o contexto e até de outros capítulos para mostrar essa realidade, por exemplo, a partir do capítulo 4 até o 5 deste livro, veremos Paulo combatendo a prostituição, roubos, idolatrias, mentiras, fornicação, glutonarias etc. Entre outras armas que o diabo usa para seduzir as pessoas, subjugando elas ao seu reino de trevas, é tornando-as escravas de si mesmas e assim de seu próprio inimigo (a saber: o diabo), algemando as pessoas, que até mesmo podem ser membros numa denominação, mas permanecem com práticas que  negam uma vida espiritual verdadeira, algumas não compreenderam ainda o Evangelho, já outras procuram e nomeiam doutores que validem suas práticas imorais, estas fazem de tudo para viverem uma vida de engano, dão dinheiro para serem aceitos seus vícios etc. E o pior: acreditam que estão agradando a Deus, apenas pelo fato delas se agradarem de tudo isso com suas más ações, não sabendo que o engodo é uma arma perigosa do maligno, que seduz as pessoas fazendo elas serem o centro das atenções (antropocentrismo) e levando à ruína: decepção, opressão, escravidão e por fim a morte eterna (Rm 6:23). Portanto, Paulo aqui vai nos mostrar que uma vida espiritual é separação ou o abandonar destas práticas que desagradam a Deus e isso só é possível se eu voluntariamente buscar em Cristo por meio da Palavra e da oração, com perseverança e vigilância, que é a auto análise, antes de falar, pensar e agir; as advertências de Cristo sempre visaram o coração ou ''psique'' do homem, por onde começa a mudança. Então não se engane ficando preso à programas de televisão ou à internet, que te induz ao abandono da fé, fazendo apologia ao relativismo, sincretismo religioso e a uma vida promíscua, homoafetiva etc. Devemos sempre permanecer lendo e ouvindo a Palavra de Deus, pois só a Palavra de Deus nos sustenta sempre, e nos põe de pé, se desejamos permanecer de pé, então vamos nos conserva livres do pecado e resistir ao diabo! Para isso precisamos meditar na Palavra dia e noite como o salmista em Salmos 1 nos orienta, fazendo assim seremos conforme o verso 3: ''árvore plantada junto à ribeiros de águas'', daremos frutos na estação própria e as folhas não cairão! Meus amados irmãos, se vocês puderam notar, uma verdadeira luta intelectual dia após dia está proposta, cuidado com o que você ouve, lê e fala, pois poderá te ajudar ou te prejudicar, seja vigilante no pensar, falar e agir! A importância da Bíblia na nossa vida é essencial: mantenha ela no seu psique. O que me preocupa hoje é ver essa variedade de ''teologias'' que não produzem vida.
  Para finalizar, nos versículos 19 e 20 Paulo solicita orações a seu favor para que ele pudesse permanecer confiante na pregação do Evangelho. Fica muito claro que ele confiava nas orações e súplicas dos irmãos e algo também muito interessante que se deve notar, é que ele pede oração não para ser solto da prisão em que estava, mas para que ele falasse com ousadia mesmo preso! Denotando aqui claramente que as intempéries da vida não lhe eram incômodo algum, para ele incômodo era estar solto vivendo  preso no pecado, enquanto que, em Cristo, ele preso tinha liberdade no Espírito para pregar a Cristo; vejamos que lição podemos extrair daqui: o verdadeiro problema para nós é viver pecando e não a perseguição, a provação ou até prisão. Na visão apostólica, ter uma vida de obediência era agradar a Deus e viver para Deus era tão sublime que os problemas da vida eram comparados a nada, apesar de algumas citações em que eles às vezes demonstrava oscilações, Deus sempre os confortava pelo seu Espírito e pela sua Fiel Palavra, com a promessa da vida eterna. Por isso devemos sempre nos revestir da armadura de Deus, proveniente da Sua Palavra que contém promessas de vida e paz aqui nessa vida e na vindoura. Que o Senhor venha a nos fortalecer a cada dia e que nós venhamos a fazer nossa parte: resistir ao diabo e viver em obediência a Deus, praticando Sua Palavra, na santificação e mantendo uma vida de oração e súplica no Espírito.