24 de dez. de 2021

O Paradoxo da Salvação (Felipe Azevedo)

 Entregar a vida a Cristo Jesus e experimentar viver por Ele e para Ele é um grande paradoxo. Um paradoxo é algo que parece contraditório, algo que esconde um sentido misterioso não observável apenas superficialmente. A Salvação é um paradoxo no sentido de que é algo ao mesmo tempo muito simples e, por outro, extremamente difícil. Tão difícil que somente uma intervenção divina pode torná-la possível.

  A parte simples deste paradoxo se encontra no fato de que só é requerido do homem uma única coisa para que ele seja salvo: fé. Ou seja, nada de sistemas ritualísticos, obediência à ordenanças específicas, iniciações em esferas espirituais nem sacrifícios enormes. Apenas fé. Esta fé é o instrumento usado para receber a graça. Não se trata, portanto, de uma virtude prévia do pecador. É tão somente a ação do perdido em resposta ao chamado da graça. São as mãos que se estendem para segurar. Neste sentido, todo homem está apto para receber a salvação - assim como pode estender suas mãos - responde ao chamado da graça com fé. Esta fé é a única e plena parte humana na experiência salvífica: "Filha, a tua fé te salvou" (Mc 5:34)

  A parte difícil e complexa deste paradoxo é que, apesar da gratuidade deste maravilhoso chamado ao relacionamento com Deus através do Filho, os homens o recusam para sua própria ruína. O grande vilão de sua destruição é ele mesmo, devido o seu orgulho. No centro da mensagem da salvação encontramos a verdade de que não somente não PODEMOS nos salvar, mas não PRECISAMOS. Deus é quem poderia fazê-lo e o fez. "Nada em minhas mãos eu trago, mas somente à tua cruz me agarro", diz um trecho de um antigo hino. Esta é a grande realidade humana. 

Portanto, por incrível que pareça, o fato de Deus oferecer uma salvação total e gratuita, ao invés de encorajar os homens em obtê-la, tornou-se um obstáculo intransponível para muitos deles. Na história de Naamã, o Siro, talvez se encontre a passagem que melhor ilustra essa verdade:

"Então, se chegaram a ele os seus oficiais e lhe disseram: Meu pai, se te houvesse dito o profeta alguma coisa difícil, acaso, não a farias? Quanto mais, já que apenas te disse: Lava-te e ficarás limpo."

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário