22 de ago. de 2018

Quando os reis saem para a guerra. (por Felipe Azevedo)




''Decorrido um ano, no tempo em que os reis costumam sair para a guerra, enviou Davi a Joabe, e seus servos, com ele, e a todo Israel, que destruíram os filhos de Amom e sitiaram Rabá; porém Davi, ficou em Jerusalém. Uma tarde, levantou-se Davi do seu leito e andava passeando no terraço da casa real; daí viu uma mulher que tomava banho; era ela mui formosa. Davi mandou perguntar quem era. Disseram-lhe: É Bate-Seba, filha de Eliã e mulher de Urias, o heteu. Então, enviou Davi mensageiros que a trouxessem; ela veio, e ele se deitou com ela.''  (2 Samuel 11:1-4)

  Caros leitores, amados do Senhor, este é um texto muito conhecido das Escrituras Sagradas. Davi era rei sobre todo o Israel neste tempo. Os capítulos anteriores, registram as vitórias de Davi e seu exército contra o siros e seus aliados, os amonitas, contra os filisteus, e diversas nações vizinhas de Israel. Desde o início do reinado de Davi, nenhuma nação pôde resisti-lo porque ''o SENHOR, Deus dos exércitos, era com ele.'' (2 Sm 5:10). Acerca do mesmo Davi a Bíblia registra que ''pelejava as batalhas do SENHOR'' (1 Sm 25:28). Contudo, a Bíblia não deixou de registrar as quedas dos valentes de Cristo. Deus não esconde o sol com a peneira, não ''têm o culpado por inocente''. E aqui quero considerar algumas verdades.

  Em primeiro lugar, era o ''tempo em que os reis costumavam sair para a guerra'' e Davi ''ficou em Jerusalém''. Ó minha alma, não baixes a guarda em tempo de vigiar! O grande perigo que Davi estava correndo começa aqui, e não é pelo fato de estar ele em sua casa, o problema não era onde ele ''estava'', mas sim onde ele ''deveria estar''. Ele deveria estar na guerra! E não em casa. Há ''tempo de guerra e tempo de paz.'' (Ec 3:8). Quantos homens de Deus caem por não estarem vigiando quando a tentação bate a porta? Por se distraírem com o que não tem nenhum proveito! ''Como caíram os valentes!'' (2 Sm 1:19). Meus amados, não é aqui nosso descanso, estamos em tempo de guerra, e nossos inimigos são violentos e cruéis. O pecado é um inimigo poderoso e sutil. Davi, era o homem de quem Deus disse ser ''segundo o meu coração'', mas o pecado não dá trégua a ninguém, não respeita títulos, cargos ou formação acadêmica. Todos quantos foram chamados das trevas para a luz, também foram alistados para esta ''guerra santa''. Disse Jesus: ''Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade está pronto, mas a carne é fraca.'' (Mateus 26:41).

  Em segundo, quem não se encontrar na batalha, ou seja, ocupado com as coisas do Senhor, logo o pecado lhe dará uma ocupação, por meio da tentação - e que terrível ocupação! O texto diz que Davi ''andava passeando no terraço da casa real''. Ocupemo-nos com as batalhas do Senhor! Quantas vezes já ouvi crentes dizerem estar ''entediados'' ou ''procurando algo para fazer aos domingos, por não terem nada para fazer''. Pela misericórdia de Cristo!! Estamos em guerra!! Será que nossa geração ora o suficiente? Será que nosso conhecimento Bíblico está tão profundo? O mundo inteiro já conhece a Jesus, e a Ele se rendeu pela pregação? O reino das trevas e o pecado tem recuado progressivamente?? É lógico que não! Se levante do sono meu irmão, vá para a batalha! Pare de arrumar desculpas para sua preguiça espiritual! ''O preguiço deseja e nada tem, mas a alma dos diligentes se farta'' (Pv 13:4). Conheço crentes que sabem tudo sobre futebol, filmes, e tantas outras coisas inúteis e até malignas que o mundo oferece, mas é morno na fé, gélido na oração, estático como uma estátua na obra de Deus, e dizem não ter ''nada para fazer''!! É hora da nossa geração despertar, a seara é grande, mas são poucos os ceifeiros. ''Dispõe-te, resplandece, porque vem a tua luz, e a glória do SENHOR nasce sobre ti.'' (Is 60:1).

  Terceiro, Davi foi perdoado do seu pecado, e renovado na presença do Senhor. ''Restitui-me a alegria da tua salvação...Abre, Senhor, os meus lábios, e a minha boca manifestará os teus louvores.'' (Salmo 51:12, 15). Ó meu amado, há graça e poder no Senhor! Volte-se para Jesus, vá aos pés da cruz e clame. ''Porque assim diz o Alto, o Sublime, que habita na eternidade, o qual tem o nome de Santo: Habito no alto e santo lugar, mas também com o contrito e abatido de espírito, para vivificar o espírito dos abatidos e vivificar o coração dos contritos.'' (Isaías 57:15)

  Meus amados, por fim, tenho poucas palavras a dizer. O fim de todas as coisas é próximo. O que apresentaremos ao Senhor? Temos os frutos de justiça que são a evidência da graça salvadora? Temos almas para apresentar ao Senhor como testemunho de nossa intercessão e pregação no poder do Espírito? Temos buscado poder do céu? temamos e tremamos diante da Palavra do Senhor. ''Portanto, também nós, visto que temos a rodear-nos tão grande nuvem de testemunhas, desembaraçando-nos de todo peso e do pecado que tenazmente nos assedia, corramos, com perseverança, a carreira que nos está proposta'' (Hebreus 12:1)