27 de ago. de 2018

O combate contra as heresias! (por Edson da Hora)


Antes de tudo amados irmãos, quero recomendar a todos que desejam se aprofundar mais no estudo da Palavra de Deus, um cursos totalmente Online e preço excelente 
-->> Conheça sua Bíblia de Capa a Capa

O PERIGO DAS HERESIAS: PREPARANDO PESSOAS PARA CONDENAÇÃO!  

 Caros elementares, catedráticos ou incipientes, não importa; como faz um propedeuta, tentarei eu também fazer, isto é, trazer uma mensagem de fácil compreensão, para auxiliar a todos como compreender algumas elucubrações. Irei extrair da primeira epístola do Apóstolo João alguns conceitos de pecado. O primeiro conceito de pecado é a apostasia: Cap 1 v.8-10. Ele vai tratar do pecado considerado um dos mais perigos - o que nega ser pecador, fazendo Deus mentiroso. Isso acontece quando não levamos em conta a Sua palavra que diz sermos todos pecadores, conforme Romanos Cap 3 v.23. Para os judeus era impossível eles serem ''escravos do pecado'', conforme Jesus lhes chama, aludindo a todos os homens (João 8:34), sendo que, eles praticavam a circuncisão, ofereciam sacrifícios pelos pecados e eram descendentes de Abraão, e não serviam a outros deuses nessa época; mas aqui João está enfatizando o abandono da Torá (a Lei), que apontava para Cristo como único meio de reconciliação com Deus, através do Seu sacrifício vicário, por isso ele diz no verso 7: ''mas se andarmos na luz, como na luz ele está, temos comunhão uns com os outros e o sangue de Jesus Cristo seu filho nos purifica de todo o pecado'', trazendo à tona que Cristo é o único meio de purificação dos pecados e ele é a luz do mundo. No Evangelho segundo João Cap.8 v.12 como Deus também é luz, nos  v.5-7 da referida epístola Cristo também é a vida que se manifestou. E no Evangelho de João Cap.1 v.1-2 é Ele ''a vida eterna que estava com o pai'', e nos trouxe vida pela sua morte vicária; João aqui indica que só no sangue derramado de Cristo podemos ter a purificação dos pecados, anulando assim, a antiga confiança na circuncisão e nos sacrifícios de animais.
   Vamos entrar agora no outro tipo de pecado. Esse era devido ao abandono da justiça social: Cap.2 desta mesma primeira epístola. Ele começa falando de outro tipo de pecado: o de omissão do amor: familiar, e do amor filantrópico. É cobrado aqui por João como resultado do Amor Ágape: Rm 5:5 o amor é ''derramado em nosso corações'', que é o Amor de Deus ensinado por Cristo e deveria ser praticado, essa é a ''iniquidade'' e ''pecado'' mencionados como os ''que tem perdão'', é tanto que ele começa no Cap.2 dizendo que Cristo é nosso ''advogado'', aqui fazendo a diferença dos pecado. Esses tipos têm perdão; contudo, todos os que nasceram de novo praticam diligentemente as obras filantrópicas como resultado do Amor Ágape, que é resultado da comunhão com Deus; Paulo também fala sobre isso, Tiago, Cristo, enfim, todos os escritores bíblicos. Este é o resultado de compreender que ''Deus é amor'' (1João 4:8) e quem ama o seu próximo também ama a Deus. Fica evidente: quem conhece a Deus ama seu irmão.
   Para finalizar os três tipos de pecado (1: apostasia, que tem perdão. Mas pode levar a pessoa à cauterização de sua mente e nunca mais ele se arrepende, levando consigo sua  iniquidade e perdendo sua salvação; 2: transgressão: abrange a negligência com a obras sociais e apego às coisas do mundo Cap.2 v.15-17, estes têm perdão e são os mais comuns), veremos o pecado para morte. E para compreender esse, vamos ler Cap.4 e Cap.5. Começando com o capítulo cinco:
''Se alguém vir seu irmão cometer pecado não para morte, pedirá, e Deus lhe dará vida, aos que não pecam para morte. Há pecado para morte, e por esse não digo que rogue. Toda injustiça é pecado, e há pecado não para morte. (versos 16-17)
  O último pecado nesse comentário, entendo que é negar a deidade de Cristo e sua encarnação, invalidando assim a ação de Deus por intermédio de Cristo, anulando sua morte vicária e negando também a regeneração realizada pelo Espírito santo. O Cap.5 v.7 dessa epístola diz são ''três que  testificam no céu: o Pai, a Palavra e o Espírito Santo. Negar essa doutrina é o constituído pecado  para a morte. Entre os tais que negavam esta verdade estavam: os gnósticos (hereges que apareceram no primeiro século), os judeus praticantes do judaísmo, entre outros,  e era como blasfemar contra o Espírito Santo, João não recomendava nem orar por esse tais. Então, toda doutrina que nega a regeneração por meio da água ou palavra, o  reconhecimento do sacrifício vicário de Cristo, dizendo que não podemos aceitar a Cristo, e aceitar aqui é reconhecer seu estado de pecador, isto é, que não podemos nos reconciliar com Deus se não for por meio do Seu sacrifício, é Deus que nos proporciona este tão glorioso ministério da reconciliação por meio de Jesus que foi enviado por nosso Deus e pai, nega-lo é heresia.

 AS HERESIAS E OS FALSOS PROFETAS

1 João Cap.4 v.1 diz: ''amados não creiais em todo espírito, mas provai se são de Deus; porque muitos falso profetas têm se levantado no mundo.'' Aqui trataremos de um assunto clássico para aquela época; lógico que nos dias hodiernos são diferente estas heresias. Hoje são conhecidas como: legalismo, hedonismo, relativismo, sincretismo etc; por isso discernir os espíritos é fundamental, e para começar devo dizer que dentro desse contexto, provar os espíritos é examinar seus ensinamentos, aqui não está falando de provar espíritos literalmente, e sim os ensinamentos, por meio dos falsos profetas que na época negava a encarnação de Cristo. Hoje essas negações se dão de modo diferente. Temos diversas doutrinas contrárias aos verdadeiros ensinamentos bíblicos: exemplo são o  cessacionismo, o aniquilacionismo, sem falar no ecumenismo que tem se tornado forte em nossos  dias, e diz que a fim de unir as pessoas devemos ignorar as leis de Deus. Sem perceber, várias pessoas  tem sido conduzidas por essas falsas doutrinas, contudo, é fácil identificar algumas seitas, que de modo grosseiro são heréticas. Outras porém são sorrateiras, com aparência de humildade têm cegado muitos com falsas doutrinas autorizando bebidas alcoólicas por exemplo, dizendo não ser preciso os bons costumes, autorizando a sensualidade, tanto nas roupas como no corpo, como barbas desenhadas, maquiagens extravagantes, chamativas, tendenciosas, despertando e se entregando às paixões da carne; sem falar nas linguagens torpes e dizem que ''Deus entende'', vulgarizando o Evangelho de Cristo; e estes são amados pelos infiéis, porque os fiéis não se corrompem, e não aceitam ser enganado com essas falsas doutrinas e modismos mundanos. Paulo declara claramente quem aceitará essas heresias em 2 Tm Cap.4 v.3: ''porque haverá tempo em que não sofrerão a sã doutrina; mas tendo comichão nos ouvidos amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências'', em outras palavras, veja se você é um dos fiéis ou esta entre os infiéis; Deus há de julgar vivos e mortos segundo essa Palavra. Não adianta eu pensar que posso invalidar a Palavra de Deus, usando outro texto que possa parecer estar me dando respaldo para esse tipo de ensinamento,  porque não tem, a única coisa que fica clara aqui é que o infiel procura alguém que possa permitir uma vida de pecado, uma denominação que lhe possibilite uma sensação de que está bem. Acautelai-vos, a Bíblia é clara aqui e não dá nenhum suporte para essas falsas pregações, exceto para os corrompidos que já estão com esse desejo no coração; aqui mencionei algumas coisas entre várias que ainda falta tratar.

DESTACO AQUI COMO RESISTIR ESSES FALSOS ARGUMENTOS:

   Para todos nós importante é agradar a Deus, esse é o desejo dos fiéis. Devemos sempre lembrar que fomos feitos originalmente no estado de santidade. E me refiro à Adão e Eva. Eles eram santos no seu estado natural, isto é, não faziam nenhum esforço para obedecer, era como se alimentar, não faziam esforço para isso. Já para nós que nascemos depois da queda, temos essa complexidade e variedade de opiniões e decisões, passou a ser algo complexo, que nos traz certo desconforto, um ambiente repleto de coisas que estão entrelaçadas ao nossos desejos; é uma luta constante decidir, pois a  concupiscências nos cerca em volta, daí penso eu ''posso fazer o que eu quero, sou independente, não me importarei com os outros'', aí percebemos que não temos santidade; tais pensamentos são impuros e egoístas. Nessa hora passamos a compreender o porquê do Verbo se tornar carne e morrer vicariamente, para nos possibilitar esse estado glorioso de santidade. Ele que me concede outra vez o direito de escolher com justiça e de saber tomar decisões, porque a santidade é a pureza, inocência. O amor incondicional está ligado com a santidade, por isso Cristo nos devolve esse estado pelo seu sacrifício, morte e ressurreição, e ainda nos concedeu Seu Espírito para nos conduzir nesse processo por meio da verdade da Palavra de Deus. por isso João deixa claro no Evangelho, nas Epístolas e no Apocalipse que Jesus é o Verbo, a Palavra, a Vida que estava com Deus e se manifestou trazendo Salvação para nós. Portanto digo: aceite a Palavra de Deus como fonte de vida e tudo te irá bem, Ela te conduzirá à vida Eterna! Por isso é importante anunciar essa Trindade maravilhosa onde Deus o pai enviou Deus o Filho ou o Verbo, para nos reconciliar Consigo, e Seu Espírito Santo para nos conduzir e nos ajudar a permanecer nessa comunhão, aguardando Sua volta para morar com Ele para  sempre!
   Lembrando que isso não é um e-book, só um pequeno comentário para ajudar os queridos irmãos em Cristo acerca de alguns assuntos relacionados a Bíblia sagrada. Queridos, se realmente nosso desejo é alcançar a vida eterna, então que possamos permanecer guardando a Palavra para nossa  salvação, a qual nós recebemos de graça, mas que custou preço de sangue, o sangue de Cristo, que morreu por nós. Vale a pena permanecer firme, tendo essa esperança: de um dia morar para sempre com o Senhor nosso Deus! Salmos Cap 9. v.17 diz: ''os ímpios serão lançados no inferno e todas as nações que se esqueceram de Deus'', aqui não é só os de fora, vigiemos! Mateus Cap.25 v.41 diz ''apartai-vos de mim malditos; todos vós que praticam a iniquidade'', estes serão lançados no lago de fogo, preparado para o diabo e seus anjos; e estes chamam Jesus de ''Senhor'', mas sem lhe prestar obediência, ou seja, isso não os torna filhos de Deus. Temos que crer de todo o coração e lhe prestar plena obediência, demonstrada nas nossas ações de amor e obediência aos seus mandamentos. Lembremos que a sentença do lago de fogo foi feita para o diabo e seus anjos. Que Deus nos ajude a  permanecer firmes até o dia do aparecimento de seu Filho, até o dia em que seremos transformados em corpos incorruptíveis e imortais, nos dando esse prazer sem fim de fazer  parte do seu reino eterno e viver eternamente com Ele! Vale a pena renunciar os prazeres dessa vida para alcançar a vida eterna. Lembrando que esse comentário tem como fonte de pesquisa as Sagradas Escrituras, que é a  única fonte incontestável, porque é a Palavra de Deus.