23 de ago. de 2018

A boa parte. (por Felipe azevedo).




 ''Indo eles de caminho, entrou Jesus num povoado. E certa mulher, chamada Marta, hospedou-o ne sua casa. Tinha ela uma irmã, chamada Maria, e esta quedava-se assentada aos pés do Senhor a ouvir-lhe os ensinamentos. Marta agitava-se de um lado para outro, ocupada em muitos serviços. Então, se aproximou de Jesus e disse: Senhor, não te importas de que minha irmã tenha deixado que eu fique a servir sozinha? Ordena-lhe, pois, que venha ajudar-me. Respondeu-lhe o Senhor: Marta! Marta! Andas inquieta e te preocupas com muitas coisas. Entretanto, pouco é necessário ou mesmo uma só coisa; Maria pois, escolheu a boa parte, e esta não lhe será tirada.''    (Lucas 10:38-42)

Antes de tudo amados irmãos, quero recomendar a todos que desejam se aprofundar mais no estudo da Palavra de Deus, um cursos totalmente Online e preço excelente 
-->> Conheça sua Bíblia de Capa a Capa

  O presente texto fala sobre o episódio da visita de Jesus à casa de duas irmãs. Marta, provavelmente a mais velha, devido às suas iniciativas indicadas no texto, isto é, de hospedar Jesus e seus discípulos, e na preocupação com o conforto deles. E Maria, a mais jovem. Era comum, naquela cultura, as mulheres servirem e cuidarem dos afazeres domésticos, contudo, uma cena um tanto incomum acontece ali. Marta, se dirige a Jesus com certa indignação, devido a uma atitude de sua irmã, por esta estar aos pés do Senhor, lhe ouvindo, ao invés de ajuda-la no serviço. Deste cenário, vamos extrair algumas verdades espirituais sobre a ''boa parte'' que Maria escolhe, para nossa meditação e crescimento na graça, e conhecimento do Senhor.
  Em primeiro lugar, Maria não perdeu a oportunidade de estar aos pés de Jesus. O texto diz que ela ''quedava-se'' aos pés do Senhor. Este verbo não é comumente usado, e significa ''deter-se'', ''ficar ou demorar-se em um lugar'', ou ainda ''estacionar''. Literalmente, Maria de tal modo amou a Cristo e seus ensinos, que não queria fazer outra coisa naquele momento, ''estacionou'' ali. Sua alma encontrou o descanso e o deleite Divinos! Não é de se admirar que ela ficasse aos pés do Mestre. É evidente, porém, que, não estamos dando margem através disso, para que alguém deixe seus afazeres diários, trabalhos e responsabilidades, para se dedicar, ou isolar do mundo, para um suposto crescimento na fé. O que estou querendo dizer é: A boa parte, é aquela em que nos encontramos quando estamos aos pés do Senhor. Todo restante da vida é vivida para Sua glória, mas nada pode substituir estar aos seus pés, a sós com Ele. Tudo o mais vem depois. Seja família, seja igreja, seja trabalho, ou qualquer outra coisa. O nosso deleite, aquilo que nos ''detém'', é a presença de nosso Senhor!
           
''Como suspira a corça pelas correntes das águas, assim, por ti, ó Deus, suspira a minha alma. A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo; quando irei e me verei perante a face de Deus?'' (Salmos 42:1-2);
 ''Quão amáveis são os teus tabernáculos SENHOR dos Exércitos! A minha alma suspira e desfalece pelos átrios do SENHOR; o meu coração e a minha carne exultam pelo Deus vivo!'' (Salmos 84:1-2)
  Em segundo, ninguém pode servir Jesus antes de estar aos pés dEle. Estar aos pés significa estar em submissão, reverência. Muitas pessoas andam ''afadigadas'' e ''inquietas'' como Marta, procurando servir Jesus em troca da paz, da cura, dos bens, da benção. Mas este não é o caminho para se chegar a Deus, para ter dEle alguma coisa, nem tampouco para servir a Cristo. Tais pessoas vão permanecer inquietas em seus corações, e irão realizar obras incansavelmente, mas sem encontrar o respaldo de Deus que desejam, eis porque Jesus diz: ''uma coisa só é necessária''. Parar tudo, largar os ''trabalhos de Deus'' e ''para Deus'', que não tem nenhum proveito para nós ou para Ele, e ir para os pés. Nós não agradamos a Deus com nossas obras de justiça ou bondade, mas agradamos a Deus quando vamos aos pés de Cristo! Quando nos submetemos à Ele, então achamos repouso para nossa alma, e então estamos aptos para servi-Lo!!
             
''Pois isso está na Escritura: Eis que ponho em Sião uma pedra angular, eleita e preciosa; e quem nela crer não será, de modo algum, envergonhado.'' (1 Pedro 2:6)
 ''Porque aquele que entrou no descanso de Deus, também ele mesmo descansou de suas    obras, como Deus das suas.'' (Hebreus 4:10)                                                                      ''Elevo meus olhos para os montes: de onde me virá o socorro? O meu socorro vem do                         SENHOR, que fez o céu e a terra.'' (Salmo 121:1-2) 
  Somente quando entramos no repouso de Deus - Cristo - é que somos livres das ansiedades da vida, das inquietações da alma, dos trabalhos inúteis! Na antiga aliança, foi ordenado ao povo que trabalhasse seis dias, e no sétimo não fizesse obra alguma, era dia de descanso, dia de estar na presença de Deus, de louvar, de sacrificar. Mas na nova aliança, primeiro descansamos - em Jesus - e depois começamos a trabalhar para Deus! É dia de louvor! É dia de sacrifício para quem está em Cristo! Só quem está ligado à Videira Verdadeira dá frutos para o Agricultor.
                 
''Restitui-me a alegria da tua salvação e sustenta-me com um espírito voluntário. Então,    ensinarei aos transgressores os teus caminhos e os pecadores se converterão a ti.''                                 (Salmos 51:12-13).
 ''Confessei-te o meu pecado e a minha iniquidade não mais ocultei. Disse: confessarei ao    SENHOR as minhas transgressões; e tu perdoaste a iniquidade do meu pecado. Sendo      assim, todo homem piedoso te fará súplicas em tempo de poder encontrar-te. Com efeito, quando transbordarem muitas águas, não o atingirão. Tu és o meu esconderijo; tu me preservas da tribulação e me cercas de alegres cantos de livramento.'' (Salmos 32:5-7)
  Não mais espere meu amado, escolha a boa parte hoje. Esta jamais nos ''será tirada''. Tudo nesta vida irá passar, mas aquilo que realizamos no Senhor, nossas obras em Deus irão conosco para a eternidade como testemunhas:
                   ''pois lhe foi dado vestir-se de linho finíssimo, resplandecente e puro. Porque                    o linho finíssimo são os atos de justiça dos santos.'' (Apocalipse 19:8)