20 de ago. de 2018

A doutrina dos anjos. (por Edson da Hora)

 


''AINDA, QUANTO AOS ANJOS, DIZ: AQUELE QUE A SEUS ANJOS FAZ VENTOS, E A SEUS MINISTROS, LABAREDAS DE FOGO;''  (HEBREUS 1:7)


INTRODUÇÃO

  TRATAREMOS DE UM ASSUNTO UM TANTO POLÊMICO: A ATUAÇÃO DOS ANJOS NOS DIAS HODIERNOS. PERCEBEMOS A IGNORÂNCIA DAS PESSOAS CONCENENTE A ESTE  ASSUNTO, PELOS EXTREMOS EM QUE SE TÊM CAÍDO. DE UM LADO A SUPERVALORIZAÇÃO DOS SERES ANGELICAIS, E EM OUTRO PELA DESVALORIZAÇÃO DESSES SERES. TENTAREMOS ESCLARECER UM POUCO DESTE ASSUNTO IMPORTANTE PARA NOSSOS DIAS, DENTRO DO CONCEITO BÍBLICO.

Antes de tudo amados irmãos, quero recomendar a todos que desejam se aprofundar mais no estudo da Palavra de Deus, um cursos totalmente Online e preço excelente 
-->> Conheça sua Bíblia de Capa a Capa

1- A DOUTRINA DA ANGELOLOGIA, NA BÍBLIA, DEIXA CLARO AS FUNÇÕES DESTES SERES:

  MUITAS DAS IGREJAS NEOPENTECOSTAIS E SEITAS INTERPRETAM MAL AS MANIFESTAÇÕES DESSES SERES ANGELICAIS. ISTO PORQUE, TÊM ELES COMO OBJETIVOS: TRABALHAREM A FAVOR DOS QUE HERDARÃO A VIDA ETERNA, A MISSÃO DE  MENSAGEIROS, E DE LIVRAR DO PERIGO DE MORTE E PRISÕES, OS QUE SÃO HERDEIROS DE DEUS POR INTERMÉDIO DE CRISTO. PORÉM, ELES NUNCA RECEBERAM ADORAÇÕES, POIS SABEM QUE A GLÓRIA É SOMENTE PARA AQUELE QUE OS ENVIOU, E NÃO PARA ELES. AS PESSOAS É QUE INTERPRETAM MAL ESSA QUESTÃO, E SUPERVALORIZAM OS ANJOS A PONTO DE NOMEÁ-LOS COMO: ''ANJOS MILAGREIROS'', ANJO DAS  CAUSAS IMPOSSÍVEIS, ANJO QUE CONSOLA ETC. FICANDO DE FORA: DEUS, CRISTO E O ESPÍRITO SANTO. OS ANJOS ASSUMEM, NA MENTE DESSAS PESSOAS, O LUGAR  DEVIDO SOMENTE A DEUS, COMO SENHOR, PROVEDOR, CONSOLADOR, LIBERTADOR, MEDIADOR E ETC. PRECISAMOS COM URGÊNCIA, CORRIGIR ESSAS DOUTRINAS DESCABIDAS, ONDE OS CONSERVOS SÃO SUPERVALORIZADOS, E O SENHOR DESVALORIZADO!!

2 - APARECIMENTOS IMPORTANTES DOS ANJOS.

  PERCEBEMOS O APARECIMENTO DOS ANJOS PARA OS PROFETAS, E PARA ALGUMAS PESSOAS A QUEM DEUS DESIGNOU. COMO POR EXEMPLO, APARECEU A DANIEL E À ELE TROUXE UMA REVELAÇÃO EXTRAORDINÁRIA E ESCATOLOGICA, ALÉM DISSO, LIVROU-O DA COVA DOS LEÕES. PORÉM DANIEL NÃO SUPERVALORIZOU OS ANJOS, SÓ REGISTROU OS FATOS, AS DESCRIÇÕES DESSE SERES, E A MENSAGEM QUE LHE FOI CONFIADA. NUNCA OS MENCIONA PARA SEREM ADORADOS, E NEM SEREM CULTUADOS. DA MESMA FORMA, ISAÍAS VIU OS ANJOS, PORÉM ELE NÃO FRISOU ELES COMO O CENTRO, E SIM AQUELE QUE ESTAVA ASSENTADO NO TRONO! O NOSSO DEUS! FICA CLARO QUE ELE NÃO ATRIBUI NENHUM LOUVOR A ANJOS, E SIM A DEUS; PEDRO TAMBÉM VIU O ANJO QUE O TIROU DA PRISÃO, MAS NÃO PREGOU NADA PARA ENALTECER O ANJO - E SIM CRISTO RESSUSCITADO! ERA ESSE O CENTRO DO SEU SERMÃO. É LAMENTÁVEL QUE TANTO NA IDADE MEDIEVAL, COMO NOS NOSSOS DIAS, TEMOS IDEIAS EQUIVOCADAS, TANTO QUANDO AS PESSOAS SUPERVALORIZAM, COMO QUANDO DESVALORIZAM OS ANJOS. DOIS EXTREMOS PERIGOSOS.

3 - A VISÃO COERENTE SOBRE OS ANJOS: ELES SÃO  MINISTROS DE DEUS, E SERVEM AQUELES QUE HÃO DE HERDAR A SALVAÇÃO.

  PARTINDO DESSE PRESSUPOSTO, PODEMOS COMPREENDER UMA COISA. OS  ANJOS NÃO SÃO COORDENADOS POR HOMEM ALGUM, COMO VEMOS EM MUITAS IGREJAS  NEOPENTECOSTAIS. ONDE SEUS PASTORES ORDENAM AOS ANJOS QUE LEVEM E  TRAGAM ALGUÉM, PARA CÁ OU ACOLÁ. ISSO NÃO TEM AMPARO BÍBLICO, MUITO MENOS COMPROVAÇÃO ALGUMA DENTRO DA DOUTRINA DA ANGELOLOGIA. UMA OUTRA COISA QUE NÃO TEM CABIMENTO: INVOCAR ANJOS E ATRIBUIR A ELES ATRIBUTOS DIVINOS. COMO JÁ MENCIONEI: ANJOS DAS CAUSAS IMPOSSÍVEIS, ANJO DA CURA E ETC. POR MAIS QUE A CURA SEJA MINISTRADA POR HOMENS OU ANJOS, É OUTORGADA POR DEUS - O VERDADEIRO AUTOR. ENTÃO NÃO CONFUNDA O MINISTRO COM O AUTOR, QUE É O CONSUMADOR DE TODAS AS COISAS. DEUS É O ÚNICO QUE CONCEDE ESSA CAPACIDADE, E A QUEM ELE QUER OU PERMITE, MEDIANTE A SUA VONTADE SOBERANA OU PERMISSIVA. NESTE CASO, OS ANJOS SÃO REPRESENTANTES, E NÃO O PRÓPRIO AUTOR - QUE É DEUS. DEVEMOS  COMPREENDER BEM ISSO. QUE A ÚNICA ATRIBUIÇÃO DEVIDA À ESSES SERES  ESPIRITUAIS, SEGUNDO A NOSSA COMPREENSÃO, É QUE SÃO MINISTROS DE DEUS E NÃO ESTÃO SOB AUTORIDADE HUMANA. DEVIDO SUA NATUREZA E CARÁTER, SEU  HABITAT NATURAL É ESPIRITUAL. NÃO ESTÃO SUJEITOS À HOMEM ALGUM. SÃO  PLENAMENTE OBEDIENTES A DEUS, E NUNCA ACEITAM QUALQUER TIPO DE  ADORAÇÃO OU LOUVOR, POIS SÃO SANTOS, E ESSA CARACTERÍSTICA FICA CLARA  NA DECLARAÇÃO DO ANJO GABRIEL A ZACARIAS, O SUMO SACERDOTE: ''ASSISTO DIANTE DE DEUS'' (LC 1:19). BASEADO EM TUDO QUE ESTAMOS VENDO, HÁ UM GRANDE ABISMO DE INFORMAÇÃO ACERCA DESSE SERES NAS IGREJAS HODIERNAS, QUE FALHAM, E MUITO, QUANDO ATRIBUEM A ELES CULTOS E ATRIBUTOS DIVINOS.
CONCLUSÃO

  QUANDO TRATAMOS ADEQUADAMENTE SOBRE QUALQUER ASSUNTO, SEM  FAZERMOS QUALQUER TIPO DE SUPERVALORIZAÇÃO, QUER SEJAM HOMENS OU ANJOS, ENXERGAMOS O DEVIDO LUGAR DE CADA CRIATURA, OS SEUS LUGARES DE ORIGEM, E SEUS ATRIBUTOS NATURAIS, FACILITANDO QUALQUER COMPREENSÃO. POR ISSO, RESSALTO QUE OS ANJOS TEM UMA FUNÇÃO SINGULAR, MAS NÃO TEM NENHUM ATRIBUTO DIVINO. SUAS FACULDADES MENTAIS SÃO LIMITADAS E PROGRESSIVAS, E ISSO MOSTRA QUE SÃO FINITOS. SÃO ETERNOS, E ASSEXUADOS. ESSES ASPECTOS MENCIONADOS, SÃO UM RESUMO, PARA COMPREENDER QUE ANJOS TÊM CARACTERÍSTICAS E ATRIBUTOS NATURAIS DE UMA CRIATURA: OBEDECE, EXECUTA MISSÕES ESPECÍFICAS. COMO NÓS, HUMANOS, COM DIFERENÇAS DE HABITAÇÃO E VELOCIDADE POR EXEMPLO, DEVIDO A CRIAÇÃO ESPECÍFICA DE CADA CRIATURA DE DEUS. ENTÃO FICA CLARO QUE É MUITA IGNORÂNCIA ADORAR OU  CULTUAR A ELES, PENSO QUE A MELHOR FORMA DE SE REPORTAR EM RELAÇÃO A ELES É COMO ''MINISTROS DE DEUS'', E ''CONSERVOS DOS QUE HÃO HERDAR A SALVAÇÃO''. NÃO IREI, ASSIM, CAIR NO EXTREMO DE SUPERVALORIZAR, E NEM MENOSPREZAR OS ANJOS DE DEUS.