21 de ago. de 2018

A Renúncia total e o Engano terrível. (por Felipe Azevedo)





''Se o teu olho direito te faz tropeçar, arranca-o e lança-o de ti; pois te convém que se perca um dos teus membros, e não seja todo o teu corpo lançado no inferno. E, se a tua mão direita te faz tropeçar, corta-a e lança-a de ti; pois te convém que se perca um dos teus membros, e não vá todo o teu corpo para o inferno.''  (Mateus 5:29-30)

Antes de tudo amados irmãos, quero recomendar a todos que desejam se aprofundar mais no estudo da Palavra de Deus, um cursos totalmente Online e preço excelente 
-->> Conheça sua Bíblia de Capa a Capa

 Sem dúvida, um dos maiores equívocos acerca do Evangelho, em que as pessoas caem, é quanto a questão do amor Divino. Têm-se, no geral, uma noção distorcida, ou muito vaga, do que seja a real centralidade do Evangelho - do que Deus deseja para, e do homem. Já ouvi pessoas dizerem: ''Jesus era o pregador do amor, da compaixão, jamais falava sobre juízo ou morte'', ou então, ''o Evangelho é uma mensagem de paz e alegria, não creio na existência literal do inferno, o inferno é aqui!''. Sem dúvida Jesus pregava, e revelou o amor do Pai na sua totalidade, mas é preciso adicionar um adjetivo à este amor, para facilitar a compreensão do mesmo - é um SANTO AMOR. Qualquer leitor atento dos evangelhos, percebe facilmente, que Jesus pregava tanto a realidade da salvação quanto da perdição. Tanto a realidade do amor de Deus pelos pecadores, quanto a realidade do ódio de Deus contra o pecado (Mt 7:19,21,23; 8:11-12; 10:14-15 e etc.). Na realidade, este é um fato tão claro como o dia nos evangelhos, mais do que qualquer outra coisa que Jesus tenha pregado e ensinado! Quero, portanto, me deter, com base no texto acima, na questão do que Deus requer de todo aquele que vem a Ele, e é salvo através de Cristo Jesus. E dos perigos que uma noção distorcida ou vaga desta disposição e entendimento podem encerrar.
  Em primeiro lugar, todo aquele que conhece a Jesus e o segue, renunciou tudo, inclusive a ''si mesmo''. E aqui devo dizer o que significa ''renunciar''. É Jesus quem está falando no texto acima, e Ele está ensinando quem são seus verdadeiros discípulos: são eles os que ''arrancariam o olho direito, e a mão direita, se estes os fizessem tropeçar''. É preciso dizer (pelo fato das muitas e absurdas interpretações) que Jesus não está falando do globo ocular, nem da mão, literalmente. Como tenho certeza? Devido ao contexto do sermão como um todo. Jesus está falando à uma multidão que jamais tinha ouvido semelhante palavra, a qual no final do sermão ''estavam maravilhadas da sua doutrina'' (Mt 7:28b). O sentido destas palavras tão fortes, são puramente espirituais, e o que Ele quer ilustrar através delas é: como o rompimento com todo o pecado, em todas as suas formas, naqueles que são seus discípulos, seria violento e radical. Tal como seria arrancar o próprio olho da órbita, ou a mão do braço, deve ser o rompimento daquele que nasceu de Deus, pelo Espírito, com todo pecado. Isto é renúncia para Jesus. Tal como água e óleo, não pode o crente misturar-se com qualquer espécie de mal, tal como luz e as trevas, nós e o pecado somos totalmente opostos! Inimigos irreconciliáveis! Estas palavras, além da radicalidade, também ressaltam a profundidade desse rompimento. Esta profundidade é percebida claramente no versículo anterior, e causa uma admiração tremenda! ''Ouvistes que foi dito: Não adulterarás. Eu, porém vos digo, qualquer que olhar para uma mulher com intenção impura, no coração, já adulterou com ela.'' (Mateus 5:27-28). Veja a profundidade deste rompimento! Ele parte do espírito e da alma de todo crente! É um rompimento desde o coração - ''com intenção impura''! Não é uma renúncia meramente visível, mas profundamente espiritual! Glória a Deus! Quão profunda e gloriosa é esta operação espiritual - a Regeneração. É uma vida  totalmente nova, de intenções puras e santas. Uma mente sadia e limpa, que repele todo mal e cultiva todo bem. 
  Em segundo lugar, quão perigoso é todo engodo, ensinado por falsos mestres, que pregam um ''evangelho light'', que agrade aos homens, e não denunciam toda prática que Deus condena, ou minimizam o pecado que Ele abomina! ''Ai dos que ao mal chamam bem e ao bem, mal; que fazem da escuridade luz e da luz, escuridade; põem o amargo por doce e o doce, amargo!'' (Isaías 5:20). ''Coisa espantosa e horrenda se anda fazendo na terra: os profetas profetizam falsamente, e os sacerdotes dominam de mãos dadas com eles; e é o que deseja o meu povo. Porém que fareis quando estas coisas chegarem ao seu fim?'' (Jeremias 5:30-31). Esta é uma advertência seríssima para nós. Jesus disse: ''te convém que se perca um dos teus membros, e não seja todo o teu corpo lançado no inferno''. Cuidado, para não cairmos no engano do pecado. Para não fazemos as pazes com o inimigo. Para não nos tornarmos ''amigos do mundo e inimigos de Deus'' (Tiago 4:4). O verdadeiro Evangelho, de nosso Bendito Senhor e Salvador Jesus Cristo assim se resume: ''Fiel é a palavra e digna de toda aceitação: que Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores, dos quais eu sou o principal.'' (1 Tm 1:15). Portanto, amado, não perca mais tempo, analise o seu coração agora mesmo diante do Senhor e da Sua Palavra. Não creia em um evangelho que vá além das Escrituras. Qu não combate, que seja inoperante quanto ao mal que habita em nós, e ao nosso redor. Todo crente está em guerra. Mas em breve esta guerra terminará, e partiremos vitoriosos para a Presença daquele que nos resgatou! ''Combati o bom combate, completei a carreira, guardei a fé. Já agora a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, reto juiz, me dará naquele Dia;'' (2 Tm 4:7-8a).