28 de ago. de 2018

Jesus e os magos do oriente. (por Felipe Azevedo)

Resultado de imagem para os magos do oriente


''Tendo Jesus nascido em Belém da Judeia, em dias do rei Herodes, eis que vieram uns magos do Oriente a Jerusalém. E perguntavam: Onde está o recém-nascido Rei dos Judeus? Porque vimos a sua estrela no Oriente e viemos para adorá-lo. Tendo ouvido isso, alarmou-se o rei Herodes, e, com ele, toda a Jerusalém;''  (Mateus 2:1-3)

  Esta é uma história muito famosa, que relata um episódio nos primeiros anos de vida de Jesus. Com frequência vemos este episódio da vida de Jesus, sendo retratado de forma um tanto distorcida, principalmente no Natal - o dia natalício de Cristo. 

  Em primeiro lugar, a Bíblia não nos informa quantos eram estes magos, apenas diz ''uns magos'', o que parece indicar serem uma caravana, possivelmente grande, pela longa viagem percorrida. Muitas vezes, o que vemos são arranjos que mostram a visita de ''três magos''. Em segundo, não diz que eram ''reis magos'', mas somente ''magos'', que era uma palavra comum para designar os homens que se dedicavam ao estudo dos astros ou estrelas, os conhecidos ''astrólogos''. Em terceiro, nós vemos nestes arranjos Jesus deitado em uma manjedoura, os magos com seus presentes, junto de Maria e José e alguns animais comuns de estrebarias. Contudo, o texto mais a frente vai nos informar que quando os magos encontram Jesus, guiados pela estrela: ''Entrando na casa, viram o menino com Maria, sua mãe.'' Veja, eles estavam em uma ''casa''. Não estava Jesus na manjedoura. Portanto, o presépio comumente usado pelos fieis igreja católica romana no Natal, que traz esta imagem, é um erro Bíblico. Acontece que este episódio da vida de Cristo é misturado com o texto que narra Lucas no capítulo 2, causando esta confusão. Ali é narrado o nascimento de Jesus propriamente dito, e são ''os pastores que estavam no campo'', que são avisados pelos anjos acerca do nascimento de Jesus, e o encontram na manjedoura.

  Dito isso, vamos nos concentrar no texto proposto acima. É interessante que estes magos vindos do oriente soubessem sobre o nascimento de Jesus, que Ele era o ''nascido Rei dos judeus'' e que fossem guiados por uma certa ''estrela''. A questão é: quem eram estes homens? Como sabiam que esta estrela os guiava até Cristo? E de onde ela vêm?

  Bom, pelas poucas informações que nos traz a Bíblia, o que podemos dizer é que, possivelmente estes homens eram caldeus, da região onde existiu o então antigo império babilônico, ao oriente de Judá. E muito provavelmente também, que obtiveram conhecimento do Deus de Judá e as profecias acerca do Cristo que viria, por meio de um profeta que viveu e deixou escritos proféticos na antiga Babilônia: Daniel. Este profeta recebeu do Senhor diversas profecias sobre acontecimentos à curto e longo prazo, de fato algumas ainda nem se cumpriram. As profecias sobre Jesus são bastante minuciosas em relação ao tempo. No capítulo 9 de Daniel por exemplo, verso 25 diz: ''Sabe e entende: desde a saída da ordem para restaurar e para edificar Jerusalém, até ao Ungido, ao Príncipe, sete semanas e sessenta e duas semanas;'' tendo como base a primeira fração de tempo ali descrita, com respeito à reconstrução de Jerusalém, isto é, ''sete semanas'', se teria uma noção bem precisa sobre a vinda do Ungido, o Príncipe, após as ''sessenta e duas semanas'' seguintes.

  Não posso afirmar com certeza esta hipótese, contudo, o fato é que estes magos vindos do oriente, vieram até Jesus, guiados por uma estrela e ao encontrarem O adoraram. Enquanto escribas e fariseus, com a lei e os profetas nas mãos e toda Jerusalém com eles, não fizeram mais do que se ''alarmar'' junto com o ímpio rei Herodes. O aparentemente pequeno conhecimento que estes magos tinham em comparação com os escribas e fariseus, que sabiam pelas Escrituras exatamente onde o Cristo nasceria, foi suficiente para fazê-los viajar por longos meses para encontra-lo e trazerem presentes para Cristo ainda uma criança nos braços de sua mãe, adorando a Jesus, com grande júbilo. Que grande fé demonstraram estes homens!

  De fato a fé genuína não desfalece. A bússola destes homens era uma estrela no céu apenas. Esta estrela representa a graça de Deus, que chama os homens até Jesus! Provavelmente eles só podiam viajar à noite, mas isso não lhes foi um peso. Em dias nublados eles tinham que parar a jornada, mas isso não lhes foi um problema. Eles tinham que ter um grande zelo e atenção na estrela que os guiava, devido à imensidão delas no céu! Mas isso não os fez esmorecer. Ó que grande fé e zelo para ver Jesus! Enquanto de Seu próprio povo, a grande maioria ''não o receberam, mas a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus'' (João 1:11b-12a), glória a Deus! Cristo reina! E Ele disse: ''Muitos virão do Ocidente e do Oriente, do Norte e do Sul e tomarão lugares à mesa no reino de Deus'' (Lucas 13:29).

  Não perca seu tempo meu amigo leitor, não existem empecilhos que irão desvirtuar todo aquele que desejar ver Jesus! Podemos não ter mais que uma estrela reluzindo no imenso céu, mas com zelo e fervor no coração, inflamados pelo Espírito Santo e a Palavra de Deus, ela será suficiente para chegar até Ele. Nossas noites cinzentas não farão desanimar de ver o Cristo de Deus, a multidão das estrelas não irão confundir todos os que estão firmes nas promessas do Senhor! Ele é o alvo, o Espírito Santo nos fortalece e a Palavra nos guia.