25 de ago. de 2018

Fogo estranho. (por Felipe Azevedo)

''Nadabe e Abiú, filhos de Arão, tomaram cada um o seu incensário, e puseram neles fogo, e sobre este, incenso, e trouxeram fogo estranho perante a face do SENHOR, o que lhes não ordenara. Então, saiu fogo de diante do SENHOR e os consumiu; e morreram perante o SENHOR.''  (Levítico 10:1-2)

Antes de tudo amados irmãos, quero recomendar a todos que desejam se aprofundar mais no estudo da Palavra de Deus, um cursos totalmente Online e preço excelente 
-->> Conheça sua Bíblia de Capa a Capa

  O presente texto, narra a história trágica de dois dentre os filhos de Arão, que morreram diante de Deus por trazerem um ''fogo estranho'' em seus incensários durante o exercício de seus ministérios. Vamos meditar um pouco sobre o que significa este fogo estranho, e a consequência mortal e inevitável de não se observar com zelo e temor a santidade de Deus.
  Em primeiro lugar, o Deus Santíssimo exige atenção e obediência total à Sua Palavra. O texto diz que estes homens entraram na Presença de Deus com seus incensários, que eram objetos utilizados para exalar um suave perfume feito de especiarias, as quais queimavam dentro deste objeto. Porém, o fogo, ou a brasa, que deveria ser usada para queimar este incenso deveria ser pega do ''altar do holocausto'':
''Tomará também, de sobre o altar, o incensário cheio de brasas de fogo, diante do SENHOR, e dois punhados de incenso aromático bem moído e o trará para dentro do véu.''  (Levítico 16:12)
  A atitude de Nadabe e Abiú, foi de achegarem a Deus para oferecer o incenso por sua própria conta e risco. Eles não estavam sob autoridade de algum mandamento claro e específico. Estavam fazendo algo que Deus ''não lhes ordenara''. E este é um grande perigo: querer servir ou adorar à Deus da forma que Ele não ordena. Se aproximar de Deus através de nossas próprias obras, feitos e conhecimentos. Não atentando para a revelação que Deus deu de Si mesmo. Esta é uma atitude de irreverência. E aquele que se aproxima de Deus deve faze-lo com temor e tremor. Deus é Santo. Não irá aceitar outra adoração, outra lei, que não seja aquela ordenada por Ele mesmo, e quando tal é feito, é uma profanação da Sua lei, da Sua revelação e Presença. E a sentença não é outra senão a morte para tal atitude. O homem que se aproximar de Deus segundo a Sua Palavra e Seu Espírito, será aceito e abençoado, mas o contrário é igualmente real: ''Mostrarei a minha santidade naqueles que se chegam a mim e serei glorificado diante de todo o povo.'' (Lv 10:3). Quando todo homem se apresentar diante de Deus, no juízo final, será revelada a Santidade de Deus diante de seus olhos, e não haverá nada que poderá livrar tal homem da condenação, senão estar debaixo da aliança que Deus revelou em Seu Filho Jesus Cristo!
''Respondeu Jesus: Se alguém me ama, guardará a minha palavra; e meu Pai o amará, e viremos para ele e faremos nele morada. Quem não me ama não guarda as minhas palavras; e a palavra que estais ouvindo não é minha, mas do Pai, que me enviou'' (João 14:23-24)
''Se eu não viera, nem lhes houvera falado, pecado não teriam; mas, agora, não têm desculpa do seu pecado. Quem me odeia odeia também a meu Pai. Se eu não tivesse feito entre eles tais obras, quais nenhum outro fez, pecado não teriam; mas, agora, não somente têm eles visto, mas também odiado, tanto a mim quanto a meu Pai.'' (João 15:22-24) 
  Em segundo lugar, o fogo estranho representa qualquer fonte de revelação, espiritualidade ou  religião criada pelos homens, que não pode gerar vida espiritual, e não têm aceitação perante o Santo Deus, mas ao contrário, provocará a Sua rejeição e ira. Não há necessidade de sabermos qual a fonte deste fogo trazido por Nadabe e Abiú perante o Senhor, a questão é: não era da fonte Divina! Deus revelou o lugar, o modo e o tempo em que a fonte da Vida brotou entre os homens, em que o acesso e a vida eterna em Sua Presença foram abertos - em JESUS CRISTO, E ESTE CRUCIFICADO! O altar do holocausto, de onde deveria ser tirada a brasa para queimar o incenso representa a cruz de Cristo, a fonte da vida e revelação Divina. É por meio de Jesus que temos acesso à presença de Deus e não morremos, mas somos abençoados!
''Tendo, pois, irmãos, intrepidez para entrar no Santo dos Santos, pelo sangue de Jesus, pelo novo e vivo caminho que ele nos consagrou pelo véu, isto é, pela sua carne'' (Hebreus 10:19-20)
''Mas agora, sem lei, se manifestou a justiça de Deus testemunhada pela lei e pelos profetas; justiça de Deus mediante a fé em Jesus Cristo, para todos e sobre todos o que creem; porque não há distinção, pois todos pecaram e carecem da glória de Deus, sendo justificados gratuitamente, por sua graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus, a quem Deus propôs, no seu sangue, como propiciação, mediante a fé...'' (Romanos 3:21-25a)
''Porquanto há um só Deus e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem, o qual a si mesmo se deu em resgate por todos'' (1 Timóteo 2:5-6a)

   Portanto, toda doutrina e manifestações espirituais, que não tem respaldo na Escritura, negando o senhorio e sacrifício de Cristo, não gerando a santidade, o temor e o amor a Deus, e o fruto do Espírito Santo, é espúrio e profano, deve ser rejeitado:
''Mas, ainda que nós ou mesmo um anjo vindo do céu, vos pregue evangelho que vá além do que vos temos pregado, seja anátema.'' (Gálatas 1:8)
''Se alguém ensina outra doutrina e não concorda com as sãs palavras de nosso Senhor Jesus Cristo e com o ensino que é segundo a piedade, é enfatuado, nada entende, mas tem mania por questões e contendas de palavras, de que nascem inveja, provocação, difamações, suspeitas malignas, altercações sem fim, por homens cuja mente é pervertida e privados da verdade, supondo que a piedade é fonte de lucro.'' (1 Timóteo 6:3-5)
''Filhinhos, vós sois de Deus e tendes vencido os falsos profetas, porque maior é aquele que está em vós do que aquele que está no mundo. Eles procedem do mundo; por esta razão, falam da parte do mundo, e o mundo os ouve. Nós somos de Deus; aquele que conhece a Deus nos ouve; aquele que não é da parte de Deus não nos ouve. Nisto reconhecemos o espírito da verdade e o espírito do erro.'' (1 João 4:4-6)
  Meus amados e caríssimos leitores, não se enganem. Homem nenhum, que não se arrepender dos seus pecados e crer em Jesus Cristo, permanecerá à vista do Senhor no juízo, quando Ele se assentará para julgar os homens de todos os povos, línguas e nações, de todos os tempos, e dar a cada um a justa retribuição por suas obras. Jesus veio ao mundo, para que todo homem seja indesculpável, o pecado não terá justificativa, e as obras de justiça humanas não terão nenhum valor. Não cometa o fatal erro de se achegar a Deus com ''fogo estranho''.