24 de fev. de 2020

Zelo sem entendimento. (por Felipe Azevedo)

 


"Pois, visto que não a levastes na primeira vez, o Senhor, nosso Deus, irrompeu contra nós, porque, então, não o buscamos, segundo nos fora ordenado. Santificaram-se, pois, os sacerdotes e levitas, para fazerem subir a arca do Senhor, Deus de Israel. Os filhos dos levitas trouxeram a arca de Deus aos ombros pelas varas que nela estavam, como Moisés tinha ordenado, segundo a palavra do Senhor." (1 Cr 15:13-15)

A graça e a paz de Cristo esteja sobre todos os irmãos. Estou feliz, depois de algum tempo, em voltar a escrever algo da parte de Deus em nosso Blog. Nesta oportunidade, quero falar sobre um assunto muito interessante que me despertou o espírito nestes dias. Trata-se de um princípio nas Escrituras que requer certa maturidade espiritual para ser corretamente compreendido. Me refiro ao zelo com entendimento. Para falar sobre o assunto, vou usar a famosa passagem da Bíblia em que Davi, agora rei sobre todo o Israel, intenta trazer a arca de Deus, que esteve por muitos anos longe do seu lugar devido, até sua nova capital - Jerusalém. Contudo, a história não foi somente alegria, envolveu também uma tragédia e uma grande lição para Davi e para todos nós. Vamos lá..

Como mencionei a pouco, Davi recém começara a reinar sobre as doze tribos de Israel. Saul e seus filhos haviam morrido. A arca da Aliança esteve no exílio em meio aos filisteus, e na ocasião se encontrava na casa de Aminadabe, na cidade de Quiriate-Jearim, em Judá. Davi faz uma grande convocação em Israel para que a arca fosse levada em meio a uma grande celebração até um lugar onde ele havia preparado uma tenda para introduzi-la. Um carro (ou carroça) novo, puxado por bois é feito para levar a arca, e dois filhos de Aminadabe são escolhidos para guiar o carro - Uzá e Aiô. Diz o texto que a certa altura do caminho, os bois tropeçaram e Uzá estendeu a mão para segurar a arca que parecia cair. Deus então mata o homem ali mesmo, segundo a Bíblia diz, por "esta irreverência".

Agora vamos as considerações sobre esta interessante passagem.

Em primeiro lugar, zelo ou boa vontade não são tudo. Sem dúvida, o zelo é uma característica indispensável a todo servo de Deus:

"No zelo, não sejais remissos; sede fervorosos de espírito, servindo ao Senhor;" (Rm 12:11)

"Tão somente sê forte e mui corajoso para teres o cuidado de fazer segundo toda a lei que meu servo Moisés te ordenou;" (Js 1:7)

Contudo, esse zelo que a Bíblia ordena deve ser corretamente canalizado, isto é, ele deve fluir de uma mente e coração iluminados pela Palavra. Por vezes, pessoas, igrejas e organizações se entregam a uma forma de vida desprovida de base bíblica e até contrária à sã doutrina, o que pode ocasionar no mínimo uma perca de tempo e recursos preciosos, mas podendo até terminar em tragédias, como no caso de diversas seitas pelo mundo que induzem seus membros através de seus líderes às mais variadas loucuras imagináveis. Portanto, o zelo saudável começa pela própria diligência em conhecer a vontade de Deus nas Escrituras Sagradas:

"Por meio dos teus preceitos, consigo entendimento; por isso, detesto todo caminho de falsidade." (Sl 119:104)

"Até à minha chegada, aplica-te à leitura, à exortação, ao ensino." (1Tm 4:13)

O erro de Davi e toda aquela liderança foi achar que a arca de Deus poderia ser levada de qualquer maneira, ainda que com alegria e louvores. A arca da Aliança representava a própria presença de Deus, e ela tinha mandamentos específicos de como ser carregada. Ele deveria ser carregada nos ombros dos Levitas, a tribo que Deus havia consagrado para realizar todo trabalho sagrado. Aqui vamos ao segunda ponto.

Carregar a presença de Deus requer eleição e responsabilidade. Levar a arca no carro de bois envolvia pelo menos dois problemas: não era a maneira como a Palavra determinava e um método novo não pode substituir um princípio. A Palavra era muito clara em relação à isso:

"Então, disse Davi: Ninguém pode levar a arca de Deus, senão os levitas; porque o Senhor os elegeu, para levarem a arca de Deus e o servirem para sempre." (1 Cr 15:2)

A falta de conhecimento ou a busca dele pode ser muito perigosa. A Bíblia diz que é "melhor obedecer do que sacrificar" (1 Sm 15:22), e muitos não estão se importando com essa verdade. Acham que o simples fato de participarem de uma religião, oferecerem algo para Deus aos domingos, darem suas esmolas, estão automaticamente aceitos diante de dEle! É preciso SER e não somente TER alguma coisa. É preciso conhecer a verdade acerca de Jesus, Sua morte, ressurreição, o pecado e a santificação. É preciso reconhecer a verdade do Evangelho intimamente - nascer de novo.

Os bois não tinham responsabilidade, os ombros representam isso. Além de serem os levitas, tinham que levar nos ombros. A presença de Deus requer compromisso, entrega, renúncia. Deus não aceitará menos do que todo o nosso ser.

O carro novo representa os novos métodos e técnicas humanas para se levar a presença de Deus. Mas na verdade é a presença dEle que nos leva. Quando Uzá estendeu a mão sobre a arca e morreu, toda a festa e o povo que acompanhava teve que parar. A arca ficou na casa de Obede-Edom por mais 3 meses até Davi voltar e fazer da maneira certa.

Vamos buscar conhecer a vontade de Deus, e adorá-lo com entendimento e reverência, pois o adoramos diante da "beleza da Sua santidade"!