17 de abr. de 2019

A submissão da esposa no casamento. (por Felipe Azevedo)


Antes de tudo amados irmãos, quero recomendar a todos que desejam se aprofundar mais no estudo da Palavra de Deus, um cursos totalmente Online e preço excelente 
-->> Conheça sua Bíblia de Capa a Capa

 Prezados, conforme estive meditando, instigado por um amigo e irmão em Cristo e com base em outras reflexões ao longo de nossa caminhada, quero tratar neste pequeno artigo sobre um assunto que por vezes tem gerado discussões e divergências em nossa sociedade brasileira, inclusive no meio cristão e até mesmo causado certa desconfiança quanto ao papel de homens e mulheres no casamento. Me refiro à submissão da esposa e a autoridade do marido no âmbito do casamento.
  Não vou entrar aqui no mérito de diversas correntes de pensamento, principalmente as supostamente filosóficas, como por exemplo: o machismo, feminismo etc.. para tentar desmenti-los antes de expor aquilo que pretendo provar, por dois motivos. O primeiro é que isso dispenderia muito tempo e não é esse o propósito deste artigo (não porque não o ache importante ou interessante), e segundo, porque acredito que falando sobre o tema objetiva e claramente, muitas das falácias acerca das correntes de pensamento anteriormente citadas serão expostas.
  Pois bem, dito isso, vamos ao assunto.
  Em primeiro lugar, o casamento foi criado por Deus. Gênesis 2:22 diz que da "costela que o SENHOR tomara ao homem, transformou-a numa mulher e lha trouxe." No princípio, Deus criou todas as coisas perfeitas e perfeitamente ordenadas. Em Gênesis 1, isso está exposto com clareza; diz que todas as coisas que criava, via "Deus que era bom." Como em uma espécie de avaliação de qualidade das coisas recém criadas. Evidentemente, todo o cosmo correspondeu às expectativas, visto que permanece como do princípio, em pleno funcionamento. 
  Quando da criação do homem, a coroa desta criação bela e ordenada, nada lhe faltava, logicamente, em termos de perfeição. Contudo, no capítulo 2:18, Deus diz que algo nesta criação "não era bom", e estava se referindo ao homem estar "só". O homem tinha a companhia de Deus e das demais criaturas no jardim onde habitava, e quem viu esta carência de companhia para o homem foi o próprio Deus, segundo o texto. Foi então que Deus resolveu criar a mulher para o homem, para que lhe fosse companheira, alguém igual a ele. E desta união entre o homem e a mulher, Deus criou o casamento, os dois da mesma espécie, iguais em dignidade e perfeição. 
  Agora, é certo que o homem e a mulher enquanto criaturas são iguais perante o criador, mas Deus os criou diferentes em alguns aspectos, a começar pela sua estrutura física, Deus nos fez "macho e fêmea". Aqui já vemos que o objetivo desta união é a plenitude de ambos, visto que, através desta união são gerados frutos - os filhos. As diferenças já começam a partir das suas responsabilidades biológicas, a da mulher, por exemplo em gerar a criança em seu ventre. Mas e na relação entre marido e esposa, existe alguma responsabilidade e hierarquia distribuída entre eles? Certamente sim.
  Em segundo lugar, quero demonstrar pelas Escrituras e a ordem natural que o homem foi posto como cabeça da mulher e de sua casa, e a mulher (não por demérito) como coroa do marido e submissa a ele no âmbito do casamento.
  É necessário começar dizendo que, o fato de Deus constituir o homem como cabeça e autoridade no casamento e na família, não diminui a importância da esposa, nem a torna inferior a ele em nada. Mas que Deus assim criou tudo padronizado, e tudo tem dele a Sua benção como foi feito.
  Deus delegou forças, poderes e autoridades em todas as esferas da criação, desde o céu à terra. E tudo permanece em perfeita unidade como por Ele foi ordenado. Ele mesmo como autoridade suprema do universo, elege as autoridades no mundo. Vejamos um exemplo no princípio:

Fez Deus os dois grandes luzeiros:
o maior para governar o dia, e o menor
para governar a noite, e fez também as 
estrelas.  Gênesis 1:16

  Outro exemplo, são os governos entre os homens, Estados e Reinos, sobre o qual Paulo escreve:

Todos os homens estejam sujeitos
às autoridades superiores;
porque não há autoridade que não 
proceda de Deus; e toda as autoridades
que existem foram por ele instituídas.
Romanos 13:1

  Portanto, Deus ordenou e ainda ordena as autoridades no mundo. Por outro lado, apesar de todos nós estarmos debaixo de alguma autoridade, Deus instituiu leis para que todos obedeçam, independente de quem seja. Isto nos torna iguais perante Ele, e dignos de respeito. Deus mesmo julgará tanto a insubmissão quanto o autoritarismo de quem quer que cometa algum excesso, por ser Ele mesmo o Legislador. O objetivo das autoridades são a ordem e unidade de tudo.
  Dentro do casamento também existe uma autoridade delegada por Deus ao marido, e esta autoridade como todas as outras está determinada por lei, e qual a responsabilidade do marido perante a esposa no casamento?

Maridos, amai vossa mulher,
como também Cristo amou a igreja
e a si mesmo se entregou por ela,
para que a santificasse, tendo-a 
purificado por meio da lavagem 
de água pela palavra. Efésios 5:25-26

  Acredito que nenhuma esposa temente a Deus irá se furtar à sua responsabilidade de submeter-se no casamento, se o seu marido estiver também cumprindo o seu dever no casamento, ou irá? Se o fizer, a tal não teme a Deus nem ainda deseja um casamento feliz. 
 Por fim, cabe aqui ainda mais um argumento, agora com base nos escritos de Paulo.
 Quando vemos o capítulo 2 de Gênesis, o texto irá começar a explicar com mais detalhes como Deus criou o homem e a mulher e os uniu. Não deixa nenhuma dúvida que, Adão foi feito para ser o cabeça nessa relação, fazendo-o Deus primeiro que Eva, dando à ele as ordens de cuidar e preservar o jardim e a proibição do fruto da árvore da ciência do bem o do mal. Eva foi feita depois, e não somente igual ao homem, mas também a patir "do" homem e "para" o homem. Isto está claro quando Deus decide criar a mulher vendo a solidão de Adão. Agora, volto a dizer, isto fez de Eva, ou faz da mulher, inferior ao homem? De maneira nenhuma. Pelo contrário, foi como se Deus houvesse dado algo preciosíssimo ao homem para que ele cuidasse e desfrutasse, e à mulher, um marido que a amasse e também lhe satisfizesse nesta união. Vamos às palavras do Apóstolo:

Porque o marido é o cabeça da mulher,
como também Cristo é o cabeça da igreja.
Efésios 5:23

Quero entretanto que saibais
ser Cristo o cabeça de todo homem,
e o homem cabeça da mulher, e Deus,
o cabeça de Cristo.
Porque o homem não foi feito da mulher,
e sim a mulher, do homem. Porque também
o homem não foi criado por causa da mulher,
e sim a mulher, por causa do homem.
1 Coríntios 11:3,8-9

 É importante ressaltar, contudo, que esta relação está imposta neste tempo e que, em breve a plenitude será instaurada, onde não haverá mais casamentos, todos seremos um, em Cristo - onde não há homem nem mulher.