8 de out. de 2018

Sob a ótica Divina. (por Felipe Azevedo)


''Eu e o Pai somos um. Novamente, pegaram os judeus em pedras para lhe atirar. Disse-lhes Jesus: Tenho-vos mostrado muitas obras boas da parte do Pai; por qual delas me apedrejais? Responderam-lhe os judeus: Não é por obra boa que te apedrejamos, e sim por causa da blasfêmia, pois, sendo tu homem, te fazes Deus a ti mesmo.'' (João 10:30-32)

Antes de tudo amados irmãos, quero recomendar a todos que desejam se aprofundar mais no estudo da Palavra de Deus, um cursos totalmente Online e preço excelente 
-->> Conheça sua Bíblia de Capa a Capa

  Deus em Cristo abençoe a todos os amados irmãos e leitores.
  Neste exato dia em que escrevo este artigo, tentei expor a uma pessoa esta verdade que somente pela fé o homem entenderá, sendo iluminado pela graça divina do Espírito Santo: Jesus era Deus em carne. Mesmo nós que fomos iluminados por Deus para entender e para receber a graça de Deus em Cristo, vemos de maneira muito obscura o que esta verdade significa plenamente. Verdade é, que recebemos de Deus o suficiente para sermos salvos, transformados pela regeneração espiritual, mas o que será entender e desfrutar este mistério divino plenamente - que Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo - deveras é algo que nos causa espanto e temor. Vemos esta verdade claramente exposta pelo apóstolo Paulo reiteradas vezes:
''Ó profundida da riqueza, tanto da sabedoria como do conhecimento de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis, os seus caminhos! Quem, pois, conheceu a mente do Senhor? Ou quem foi o seu conselheiro? Ou quem primeiro deu a ele para que lhe venha a ser restituído?'' (Romanos 11:33-35)
''Grande é este mistério, mas eu me refiro a Cristo e à Igreja.'' (Efésio 5:32)
''...para compreenderem plenamente o mistério de Deus - Cristo, em quem todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento estão ocultos.'' (Colossenses 2:2b-3) 
  Me proponho, entretanto, a falar não do mistério em si neste oportunidade (apesar de já ter escrito algo a respeito em outros textos neste blog, veja no nosso histórico), mas em falar do ''modo'' pelo qual nos apropriamos dele: a fé. Quando evangelizava este homem de que mencionei no início, tendo ele um conhecimento prévio de algumas passagens das Escrituras, percebi como o homem que não discerne a Bíblia de acordo com esta verdade - Deus em Cristo nos resgatou - se prende em assuntos de pouca ou nenhuma importância, ainda que esteja meditando nas sagradas Escrituras. Deus me deu graça naquele momento para explicar que sem a fé de que Jesus é o Filho Unigênito de Deus, que veio do seio do Pai e é Um com o Pai, como o próprio Cristo disse aos judeus na passagem acima, não há uma visão correta nem aproveitável da Bíblia para o homem. Esta verdade é o eixo que move toda a Palavra de Deus, desde Moisés até os Apóstolos, nada tem proveito à parte desta verdade, ''tudo é vaidade'' (Ec 1:2). O próprio Senhor confirma e também várias outras passagens:
''Respondeu-lhes Jesus: É chegada a hora de ser glorificado o Filho do Homem... Agora, está angustiada a minha alma, e que direi eu? Pai, salva-me desta hora? Mas precisamente com este propósito vim para esta hora.'' (João 12:23, 27)
''Certamente, a palavra da cruz é loucura para os que se perdem, mas para nós, que somos salvos, poder de Deus.'' ''Porque tanto os judeus pedem sinais, como os gregos buscam sabedoria; mas nós pregamos a Cristo crucificado, escândalo para os judeus, loucura para os gentios;'' (1 Coríntios 1:18, 22-23) 
O ponto que quero destacar é este: somente quem vê sob a ótica Divina Jesus Cristo, pela fé, é que poderá então entender e desfrutar a graça de Deus em verdade. E este é o divisor de águas nas Escrituras que distingue os santos e fiéis dos ímpios e descrentes. A grande maioria dos judeus da época de Jesus não creram, e esta visão distorcida da pessoa de Cristo levou-os à considerarem Jesus blasfemo e ao crucificarem como vemos no texto de nosso cabeçalho.
 Ó quanto a verdade é de suma importância! Nada pode abalar este fundamento posto por Deus e quem edificar sobre ele jamais será abalado!
''Pois isso está na Escritura: Eis que ponho em Sião uma pedra angular, eleita e preciosa; e quem nela crer, não será, de modo algum, envergonhado. Para vós outros, portanto, os que credes, é a preciosidade; mas, para os descrentes: A pedra que os construtores rejeitaram, essa veio a ser a principal pedra, angular'' (1 Pedro 2:6-7)